Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Notícias temáticas

Notícias

Pesquisa Nacional busca mapear profissionais no Trabalho Doméstico e de Cuidados

Analisar o perfil dos cuidadores no Brasil, compreender quem trabalha com atividades de cuidado a idosos, crianças, pessoas com deficiência, doentes e/ou no serviço doméstico remunerado, é o objetivo da "Pesquisa Nacional sobre Trabalho Domé...

18/03/2024

Tags: Gênero Trabalho doméstico Raça Gênero e Raça trabalho de cuidado

Notícias

Importância da interseccionalidade nas políticas públicas é tema de seminário no Ipea

Helio Montferre/Ipea


Em celebração ao Mês da Mulher e à memória da escritora Carolina Maria de Jesus, que completaria 110 anos nesta quinta-feira (14), o...

14/03/2024

Tags: Gênero Trabalho doméstico Raça Gênero e Raça trabalho de cuidado Gênero Trabalho doméstico Raça trabalho de cuidado

Notícias

Seminário do Ipea debate escassez de creches, movimento de mulheres e trabalho de cuidado na periferia

Movimentos populares, trabalho de cuidado e a busca por vagas em creches públicas foram temas abordados no seminário "Lutas por Creches, Lutas do Cotidiano: Cuidado e Moralidade no Ativismo de Mulheres no Morro da Polícia", realizado no último...

11/03/2024

Tags: Gênero Trabalho doméstico Raça Gênero e Raça trabalho de cuidado Gênero Trabalho doméstico Raça trabalho de cuidado Estado Política Educação Infantil Ativismo feminino cotidiano Atuação comunitária

Projetos e estatísticas

Dinâmicas da violência das regiões brasileiras

Dinâmicas da violência das regiões brasileiras

O Brasil tem se destacado como país que apresenta os maiores números absolutos de homicídios do mundo. No ano de 2017, atingimos o ponto mais alto da curva de assassinatos, que chegaram à marca de 31,6 ocorrências por cada conjunto de 100 mil habitantes. Esses indicadores vêm sendo sistematicamente acompanhados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que os registra e divulga desde 2016, por meio do Atlas da Violência. Não obstante, sabe-se ainda pouco sobre as dinâmicas sociais que impulsionam estes números, nas diferentes partes do nosso território. Também desconhecemos as políticas públicas adotadas localmente para o seu enfrentamento.

CONHEÇA
Inclua - Plataforma de recursos pró-equidade em políticas públicas

Inclua - Plataforma de recursos pró-equidade em políticas públicas

A Inclua é uma plataforma virtual de avaliação, diagnóstico e subsídio para a identificação de potenciais riscos de reprodução de desigualdades sociais em processos cotidianos de execução de políticas públicas no Brasil. Gerida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, foi lançada em abril de 2022 e conta com o apoio e engajamento de diversas parceiras e parceiros.

O objetivo principal da plataforma é oferecer ferramentas gratuitas, automatizadas e de fácil acesso que possibilitam a análise e a identificação de possíveis falhas e problemas em projetos concretos de política pública, programa, ação ou serviço – independentemente do conjunto de entidades envolvidas (governamentais, de diferentes níveis e esfera de poder, e não-governamentais). Em outras palavras: visa apontar fragilidades nos projetos que podem prejudicar a inclusão, o acesso e o usufruto dos benefícios e serviços públicos por parte de segmentos desfavorecidos.

CONHEÇA
International Policy Centre for Inclusive Growth

International Policy Centre for Inclusive Growth

O IPC-IG é um fórum global que promove diálogo internacional sobre políticas de desenvolvimento inovativas, guiado por um acordo de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo brasileiro, por meio Ministério da Economia e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O mandato do IPC-IG é promover a produção e a disseminação de estudos e recomendações para políticas públicas, assim como o intercâmbio de melhores práticas em iniciativas de desenvolvimento e a expansão do diálogo entre países. 

CONHEÇA
Atlas da Vulnerabilidade Social

Atlas da Vulnerabilidade Social

Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.

CONHEÇA
Atlas da Violência

Atlas da Violência

O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

CONHEÇA
Acesso a Oportunidades

Acesso a Oportunidades

O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.

CONHEÇA
Igualdade Racial

Igualdade Racial

O site congrega dados e estudos do Ipea sobre questões de raça no Brasil, além de vídeos com entrevistas sobre o tema e links interessantes para páginas de outras instituições que abordam a promoção da igualdade racial no país.O site congrega dados e estudos do Ipea sobre questões de raça no Brasil, além de vídeos com entrevistas sobre o tema e links interessantes para páginas de outras instituições que abordam a promoção da igualdade racial no país.

CONHEÇA
Ipeadata

Ipeadata

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

CONHEÇA
Participação em Foco

Participação em Foco

Este projeto divulga publicações sobre a participação institucional e não-institucional e agrega produções de espaços de pesquisa e da academia sobre o tema da participação política. Além disso, propicia a troca de informações úteis aos cidadãos, ampliando na vida política do país as possibilidades de participação.Este projeto divulga publicações sobre a participação institucional e não-institucional e agrega produções de espaços de pesquisa e da academia sobre o tema da participação política. Além disso, propicia a troca de informações úteis aos cidadãos, ampliando na vida política do país as possibilidades de participação.

CONHEÇA
Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.

CONHEÇA


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com