Fotos: Roberta Aline/MDS
A Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social (WSSD2), realizada entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025, em Doha, Catar, reuniu ...
07/11/2025
Crédito da foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Enid Rocha partici...
03/11/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Uma nova nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança luz sobre a pre...
22/10/2025
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
O Congresso Nacional vem ocupando um espaço cada vez maior na definição do rumo das políticas púb...
09/10/2025
O Brasil tem se destacado como país que apresenta os maiores números absolutos de homicídios do mundo. No ano de 2017, atingimos o ponto mais alto da curva de assassinatos, que chegaram à marca de 31,6 ocorrências por cada conjunto de 100 mil habitantes. Esses indicadores vêm sendo sistematicamente acompanhados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que os registra e divulga desde 2016, por meio do Atlas da Violência. Não obstante, sabe-se ainda pouco sobre as dinâmicas sociais que impulsionam estes números, nas diferentes partes do nosso território. Também desconhecemos as políticas públicas adotadas localmente para o seu enfrentamento.
CONHEÇA
A Inclua é uma plataforma virtual de avaliação, diagnóstico e subsídio para a identificação de potenciais riscos de reprodução de desigualdades sociais em processos cotidianos de execução de políticas públicas no Brasil. Gerida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, foi lançada em abril de 2022 e conta com o apoio e engajamento de diversas parceiras e parceiros.
O objetivo principal da plataforma é oferecer ferramentas gratuitas, automatizadas e de fácil acesso que possibilitam a análise e a identificação de possíveis falhas e problemas em projetos concretos de política pública, programa, ação ou serviço – independentemente do conjunto de entidades envolvidas (governamentais, de diferentes níveis e esfera de poder, e não-governamentais). Em outras palavras: visa apontar fragilidades nos projetos que podem prejudicar a inclusão, o acesso e o usufruto dos benefícios e serviços públicos por parte de segmentos desfavorecidos.
CONHEÇA
O IPC-IG é um fórum global que promove diálogo internacional sobre políticas de desenvolvimento inovativas, guiado por um acordo de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo brasileiro, por meio Ministério da Economia e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O mandato do IPC-IG é promover a produção e a disseminação de estudos e recomendações para políticas públicas, assim como o intercâmbio de melhores práticas em iniciativas de desenvolvimento e a expansão do diálogo entre países.
CONHEÇA
Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.
CONHEÇA
O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.
CONHEÇA
O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.
CONHEÇA
O site congrega dados e estudos do Ipea sobre questões de raça no Brasil, além de vídeos com entrevistas sobre o tema e links interessantes para páginas de outras instituições que abordam a promoção da igualdade racial no país.O site congrega dados e estudos do Ipea sobre questões de raça no Brasil, além de vídeos com entrevistas sobre o tema e links interessantes para páginas de outras instituições que abordam a promoção da igualdade racial no país.
CONHEÇA
O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.
Este projeto divulga publicações sobre a participação institucional e não-institucional e agrega produções de espaços de pesquisa e da academia sobre o tema da participação política. Além disso, propicia a troca de informações úteis aos cidadãos, ampliando na vida política do país as possibilidades de participação.Este projeto divulga publicações sobre a participação institucional e não-institucional e agrega produções de espaços de pesquisa e da academia sobre o tema da participação política. Além disso, propicia a troca de informações úteis aos cidadãos, ampliando na vida política do país as possibilidades de participação.
CONHEÇA
O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.
CONHEÇA