Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Regional

Notícias temáticas

Notícias

Fronteira litorânea do Brasil é analisada por mais de 40 pesquisadores em coletânea

Ampliar o conhecimento da fronteira terrestre brasileira, contribuir para a análise e formulação de políticas públicas destinadas à realidade fronteiriça litorânea, o qual visa aprofundar o entendimento de sua interação com os dez paíse...

09/01/2024

Tags: Ipea Regiões Metropolitanas Urbanismo Desenvolvimento Metropolitano Metrópoles História URBANISMO DESENVOLVIMENTO NACIONAL Ipea Evento Regiões Metropolitanas Urbanismo Desenvolvimento Metropolitano Metrópoles História URBANISMO DESENVOLVIMENTO NACIONAL violência Homicídios AMAZÔNIA Região Norte Crime Organizado Narcotráfico Meio ambiente Sociedade Geografia Fronteiras Litoral

Projetos e estatísticas

Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

O prêmio tem como objetivo incentivar a produção e o debate científico sobre planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável do país, por meio da premiação de artigos submetidos às revistas do Ipea: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM).

CONHEÇA
Governança Metropolitana no Brasil

Governança Metropolitana no Brasil

O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.

CONHEÇA
Atlas da Vulnerabilidade Social

Atlas da Vulnerabilidade Social

Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.

CONHEÇA
Acesso a Oportunidades

Acesso a Oportunidades

O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.

CONHEÇA
Ipeadata

Ipeadata

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

CONHEÇA
IpeaGEO

IpeaGEO

O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.

CONHEÇA
Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis)

Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis)

O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.

CONHEÇA
Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.

CONHEÇA
Rede Ipea

Rede Ipea

São objetivos da Plataforma IPEA de Pesquisa em Rede: I - implementar redes de pesquisa entre instituições de pesquisa ou representativas de pesquisadores, planejamento e de estatística, visando à integração de ações e de pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do IPEA, com ênfase na aplicação de resultados focados na sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico brasileiro; II - viabilizar a realização de pesquisas nas áreas de economia e desenvolvimento de acordo com linhas específicas definidas pelo IPEA, em consonância com o Plano de trabalho do Instituto; III - promover articulações institucionais que fortaleçam as instituições participantes da Rede IPEA, seja em termos de sua capacidade técnica, seja em termos dos recursos disponíveis para a realização de atividades de pesquisa; IV - incrementar o intercâmbio do IPEA com instituições congêneres nacionais e internacionais na busca e troca de conhecimentos e experiências; V -propiciar a disseminação das informações geradas pelas redes instituídas, estimulando o amplo acesso e a efetividade das pesquisas aplicadas realizadas; VI - incentivar a publicação e disseminação dos artigos relacionados à investigação científica nas áreas social, econômica, ambiental e demais áreas afins; VII - contribuir para a formulação das políticas sociais, econômicas e ambientais do país, alinhadas às estratégias de Governo e de Estado; VIII - estabelecimento de padrões de excelência para a pesquisa.

CONHEÇA


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com