A 20ª edição do Seminário sobre Economia Mineira, mais conhecido como Seminário de Diamantina, ocorreu entre os dias 19 a 23 de agosto na cidade histórica mineira. O evento destacou temas como questões climáticas, geopolítica e energia, e...
27/08/2024
Helio Montferre/Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), representado por sua presidenta, Luciana Mendes Santos Servo, participou do fórum Um Proje...
15/08/2024
Helio Montferre/Ipea
Especialistas discutiram as relações entre Bolívia e Brasil e a Rota Quadrante Rondon, uma das cinco rotas de Integração Sul-Americana des...
09/07/2024
Helio Montferre/Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou, nesta quarta-feira (26), a 25/06/2024
O prêmio tem como objetivo incentivar a produção e o debate científico sobre planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável do país, por meio da premiação de artigos submetidos às revistas do Ipea: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM).
CONHEÇAO projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.
CONHEÇAConcebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.
CONHEÇAO projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.
CONHEÇAO Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.
O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.
CONHEÇAO foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.
CONHEÇAO projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.
CONHEÇASão objetivos da Plataforma IPEA de Pesquisa em Rede: I - implementar redes de pesquisa entre instituições de pesquisa ou representativas de pesquisadores, planejamento e de estatística, visando à integração de ações e de pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do IPEA, com ênfase na aplicação de resultados focados na sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico brasileiro; II - viabilizar a realização de pesquisas nas áreas de economia e desenvolvimento de acordo com linhas específicas definidas pelo IPEA, em consonância com o Plano de trabalho do Instituto; III - promover articulações institucionais que fortaleçam as instituições participantes da Rede IPEA, seja em termos de sua capacidade técnica, seja em termos dos recursos disponíveis para a realização de atividades de pesquisa; IV - incrementar o intercâmbio do IPEA com instituições congêneres nacionais e internacionais na busca e troca de conhecimentos e experiências; V -propiciar a disseminação das informações geradas pelas redes instituídas, estimulando o amplo acesso e a efetividade das pesquisas aplicadas realizadas; VI - incentivar a publicação e disseminação dos artigos relacionados à investigação científica nas áreas social, econômica, ambiental e demais áreas afins; VII - contribuir para a formulação das políticas sociais, econômicas e ambientais do país, alinhadas às estratégias de Governo e de Estado; VIII - estabelecimento de padrões de excelência para a pesquisa.
CONHEÇA