Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Demografia. População

Notícias temáticas

Notícias

Importância da interseccionalidade nas políticas públicas é tema de seminário no Ipea

Helio Montferre/Ipea


Em celebração ao Mês da Mulher e à memória da escritora Carolina Maria de Jesus, que completaria 110 anos nesta quinta-feira (14), o...

14/03/2024

Tags: Gênero Trabalho doméstico Raça trabalho de cuidado

Notícias

Estudos revelam impacto da redistribuição de renda no Brasil

Helio Montferre/Ipea

A desigualdade econômica do Brasil afeta diretamente seu crescimento e estabilidade. Dois estudos recentes investiga...

04/08/2023

Tags: Gênero Trabalho doméstico Raça trabalho de cuidado estudo pesquisa Tributação distribuição de renda

Notícias

Múltiplas crises desafiam o arcabouço vigente de políticas e instrumentos para o desenvolvimento regional no Brasil

Helio Montferre/Ipea com I.A.

Recessão econômica, crise de representação política, reformas institucionais, desajustes e desmontes de políticas têm sido uma ...

21/06/2023

Tags: Gênero Trabalho doméstico Raça trabalho de cuidado estudo pesquisa Tributação distribuição de renda Políticas públicas Meio ambiente Políticas territoriais crises mudança estrutural

Projetos e estatísticas

International Policy Centre for Inclusive Growth

International Policy Centre for Inclusive Growth

O IPC-IG é um fórum global que promove diálogo internacional sobre políticas de desenvolvimento inovativas, guiado por um acordo de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo brasileiro, por meio Ministério da Economia e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O mandato do IPC-IG é promover a produção e a disseminação de estudos e recomendações para políticas públicas, assim como o intercâmbio de melhores práticas em iniciativas de desenvolvimento e a expansão do diálogo entre países. 

CONHEÇA
Governança Metropolitana no Brasil

Governança Metropolitana no Brasil

O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.

CONHEÇA
Atlas do Estado Brasileiro

Atlas do Estado Brasileiro

O Atlas do Estado Brasileiro é uma plataforma de dados integrados sobre o funcionalismo público, em seus três níveis federativos – federal, estadual e municipal – e dos três Poderes. Além do trabalho de integrar dados, o propósito da plataforma é detalhar, analisar e disponibilizar as informações, de forma estruturada, ao público interessado.O Atlas do Estado Brasileiro é uma plataforma de dados integrados sobre o funcionalismo público, em seus três níveis federativos – federal, estadual e municipal – e dos três Poderes. Além do trabalho de integrar dados, o propósito da plataforma é detalhar, analisar e disponibilizar as informações, de forma estruturada, ao público interessado.

CONHEÇA
Atlas da Vulnerabilidade Social

Atlas da Vulnerabilidade Social

Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.

CONHEÇA
Atlas da Violência

Atlas da Violência

O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

CONHEÇA
Acesso a Oportunidades

Acesso a Oportunidades

O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.O projeto Acesso a Oportunidades traz estimativas de acesso a postos de emprego, saúde e educação por modo de transporte para as maiores cidades do Brasil. A pesquisa utiliza diferentes indicadores para estimar as condições de acessibilidade urbana desagregadas por grupos socioeconômicos e em alta resolução espacial. Todas as publicações, dados e códigos do projeto estão disponíveis neste site.

CONHEÇA
Igualdade Racial

Igualdade Racial

O site congrega dados e estudos do Ipea sobre questões de raça no Brasil, além de vídeos com entrevistas sobre o tema e links interessantes para páginas de outras instituições que abordam a promoção da igualdade racial no país.O site congrega dados e estudos do Ipea sobre questões de raça no Brasil, além de vídeos com entrevistas sobre o tema e links interessantes para páginas de outras instituições que abordam a promoção da igualdade racial no país.

CONHEÇA
Ipeadata

Ipeadata

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

CONHEÇA
IpeaGEO

IpeaGEO

O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.

CONHEÇA
Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis)

Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis)

O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.

CONHEÇA
Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça

O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.O projeto visa disponibilizar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos no Brasil. Para tanto, apresenta indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, sobre diferentes campos da vida social, de forma a oferecer um panorama atual das desigualdades de gênero e raça no país e suas interseccionalidades.

CONHEÇA
Rede Ipea

Rede Ipea

São objetivos da Plataforma IPEA de Pesquisa em Rede: I - implementar redes de pesquisa entre instituições de pesquisa ou representativas de pesquisadores, planejamento e de estatística, visando à integração de ações e de pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do IPEA, com ênfase na aplicação de resultados focados na sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico brasileiro; II - viabilizar a realização de pesquisas nas áreas de economia e desenvolvimento de acordo com linhas específicas definidas pelo IPEA, em consonância com o Plano de trabalho do Instituto; III - promover articulações institucionais que fortaleçam as instituições participantes da Rede IPEA, seja em termos de sua capacidade técnica, seja em termos dos recursos disponíveis para a realização de atividades de pesquisa; IV - incrementar o intercâmbio do IPEA com instituições congêneres nacionais e internacionais na busca e troca de conhecimentos e experiências; V -propiciar a disseminação das informações geradas pelas redes instituídas, estimulando o amplo acesso e a efetividade das pesquisas aplicadas realizadas; VI - incentivar a publicação e disseminação dos artigos relacionados à investigação científica nas áreas social, econômica, ambiental e demais áreas afins; VII - contribuir para a formulação das políticas sociais, econômicas e ambientais do país, alinhadas às estratégias de Governo e de Estado; VIII - estabelecimento de padrões de excelência para a pesquisa.

CONHEÇA


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com