Com foco nas desigualdades de longo prazo e nas oportunidades socioeconômicas, a edição 2025 da Escola de Inverno do Ipea foi realizada na última semana, em Brasília. Organizado em parceria com o Stone Center on Wealth Inequality da Universid...
30/06/2025
Foto: Helio Montferre/Ipea
Teve início nesta quarta-feira (25), em Brasília, o XVII Fórum Acadêmico do BRICS (FABRICS), que inaugura um novo ciclo de debat...
25/06/2025
Acontece na próxima semana, na sede do Ipea em Brasília, a edição 2025 da Escola de Inverno sobre Oportunidades Socioeconômicas e Desigualdade, uma iniciativa conjunta do Ipea, do Stone Center on Wealth Inequality (...
18/06/2025
Foto: Brics Brasil
Nos dias 25 e 26 de junho acontecerá, em Brasília, o XVII Fórum Acadêmico do BRICS (FABRICS). O evento, que ocorrerá na sede do Serviço Fed...
13/06/2025
A China experimentou, ao longo de sua história milenar, algumas das mais exuberantes trajetórias de desenvolvimento econômico, acompanhadas de inovações que tiveram papel revolucionário ao avanço produtivo do mundo. Esta página reúne estudos recentes sobre China produzidos pelo Ipea. Sua intenção é oferecer uma curadoria de informações a jornalistas, diplomatas, dirigentes do setor público ou empresariais, especialistas, entre tantas outras pessoas que possam se interessar em compreender.
CONHEÇAO IPC-IG é um fórum global que promove diálogo internacional sobre políticas de desenvolvimento inovativas, guiado por um acordo de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo brasileiro, por meio Ministério da Economia e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O mandato do IPC-IG é promover a produção e a disseminação de estudos e recomendações para políticas públicas, assim como o intercâmbio de melhores práticas em iniciativas de desenvolvimento e a expansão do diálogo entre países.
CONHEÇAO projeto é uma parceria entre Ipea e Cepal, com recursos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A matriz é formada por 40 setores, sendo 35 de bens e cinco de serviços, tais como petróleo e mineração; química e farmácia; agricultura; comércio; serviços de transporte; eletricidade, água e gás.O projeto é uma parceria entre Ipea e Cepal, com recursos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A matriz é formada por 40 setores, sendo 35 de bens e cinco de serviços, tais como petróleo e mineração; química e farmácia; agricultura; comércio; serviços de transporte; eletricidade, água e gás.
CONHEÇAO Fórum Acadêmico dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é um evento anual que precede a Cúpula dos BRICS. A edição de 2019, sediada no Brasil, foi organizada pelo Ipea e promoveu o debate entre especialistas e professores de comunidades acadêmicas dos cinco países-membros em Brasília.O Fórum Acadêmico dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é um evento anual que precede a Cúpula dos BRICS. A edição de 2019, sediada no Brasil, foi organizada pelo Ipea e promoveu o debate entre especialistas e professores de comunidades acadêmicas dos cinco países-membros em Brasília.
CONHEÇAAs pesquisas sobre a Cobradi, coordenadas pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, subsidiam, desde 2010, os esforços nacionais de dar maior transparência às ações e estratégias governamentais de inserção internacional do país e de promover a formulação de política de cooperação para o desenvolvimento internacional integrada aos objetivos da política externa brasileira e aos desafios globais de desenvolvimento.As pesquisas sobre a Cobradi, coordenadas pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, subsidiam, desde 2010, os esforços nacionais de dar maior transparência às ações e estratégias governamentais de inserção internacional do país e de promover a formulação de política de cooperação para o desenvolvimento internacional integrada aos objetivos da política externa brasileira e aos desafios globais de desenvolvimento.
CONHEÇAO Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é produto da parceria entre o Ipea, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Concebido com a finalidade de apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Atlas hoje disponibiliza, além do índice, mais de 330 indicadores.O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é produto da parceria entre o Ipea, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Concebido com a finalidade de apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Atlas hoje disponibiliza, além do índice, mais de 330 indicadores.
CONHEÇAO IPC-IG visa promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e capacidades técnicas e institucionais para a concepção, formulação e avaliação de políticas públicas que contribuam para o crescimento inclusivo, a redução da pobreza e da desigualdade e o desenvolvimento humano. O Ipea é o ponto focal do governo brasileiro no IPC-IG.O IPC-IG visa promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e capacidades técnicas e institucionais para a concepção, formulação e avaliação de políticas públicas que contribuam para o crescimento inclusivo, a redução da pobreza e da desigualdade e o desenvolvimento humano. O Ipea é o ponto focal do governo brasileiro no IPC-IG.
CONHEÇA