Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística

Notícias temáticas

Notícias

Estudo analisa o uso do CadÚnico e seu potencial para facilitar o acesso dos Povos Indígenas às políticas públicas

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta o potencial do Cadastro Único (CadÚnico) como ...

13/06/2024

Tags: CadÚnico INDÍGENAS CADASTRO ÚNICO POVOS INDÍGENAS

Notícias

Política Nacional de Cuidados dá o primeiro passo para cuidar de quem cuida

A Política Nacional de Cuidados (PNC) é uma novidade no país. Pensando nisso, o Governo Federal lançou uma consulta pública e um formulário eletrônico para firmar o Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados do Brasil e ouvir a opin...

03/11/2023

Tags: CadÚnico INDÍGENAS CADASTRO ÚNICO POVOS INDÍGENAS RELATÓRIO ANUAL SOCIOECONÔMICO DA MULHER MINISTÉRIO DAS MULHERES EQUIDADE DE GÊNERO JUSTIÇA DE GÊNERO Política Cuidados Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados Direitos humano Marco Conceitual Redução de Desigualdades Tecnologias Sociais Tecnologias Assistivas

Projetos e estatísticas

Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

O prêmio tem como objetivo incentivar a produção e o debate científico sobre planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável do país, por meio da premiação de artigos submetidos às revistas do Ipea: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM).

CONHEÇA
Extrator de Dados

Extrator de Dados

O Extrator de Dados é uma plataforma do Ipea para consulta, agregação e coleta dos mais variados tipos de dados, como: bases de dados públicas, conteúdo de pesquisas, indicadores, séries históricas, entre outros. Trata-se de uma interface simples, intuitiva e dinâmica para cruzamentos de dados, que provê o cálculo de resultados e visualizações gráficas instantâneas.O Extrator de Dados é uma plataforma do Ipea para consulta, agregação e coleta dos mais variados tipos de dados, como: bases de dados públicas, conteúdo de pesquisas, indicadores, séries históricas, entre outros. Trata-se de uma interface simples, intuitiva e dinâmica para cruzamentos de dados, que provê o cálculo de resultados e visualizações gráficas instantâneas.

CONHEÇA
Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade

O Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para estudar os impactos que a ciência e a tecnologia têm na economia, na sociedade e na qualidade de vida das pessoas, especialmente nas áreas de saúde, educação e sustentabilidade.

CONHEÇA
Ipea LabGov

Ipea LabGov

O Ipea LabGov é uma plataforma online para difusão de experiências e compartilhamento de conhecimento e informações sobre inovação no setor público. O projeto faz parte da Rede de Inovação InovaGov, composta por um conjunto de organizações e inovadores de diferentes setores da sociedade que contribuem com ideias, experiências e conhecimentos.O Ipea LabGov é uma plataforma online para difusão de experiências e compartilhamento de conhecimento e informações sobre inovação no setor público. O projeto faz parte da Rede de Inovação InovaGov, composta por um conjunto de organizações e inovadores de diferentes setores da sociedade que contribuem com ideias, experiências e conhecimentos.

CONHEÇA
Ipeadata

Ipeadata

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

CONHEÇA
IpeaGEO

IpeaGEO

O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.O IpeaGEO é um software gratuito, com funcionalidades estatísticas e de georeferenciamento, que possui diversas ferramentas econométricas e permite a aplicação de análises que utilizam estatística espacial. O software disponibiliza bases de dados como, por exemplo, censos e IDH, que o usuário pode adaptar às regiões do território nacional.

CONHEÇA
Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis)

Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis)

O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.O foco das pesquisas do Núcleo de Estudos e Modelos Espaciais Sistêmicos (Nemesis) são modelos espaciais dos processos demográficos, econômicos e ambientais que permitam analisar os padrões históricos, geográficos e institucionais de desenvolvimento brasileiro e, sobretudo, avaliar os efeitos locais e regionais das políticas governamentais no Brasil.

CONHEÇA
Memória Estatística do Brasil

Memória Estatística do Brasil

O projeto foi desenvolvido conjuntamente pelo então Ministério da Fazenda e o Ipea. Os objetivos específicos foram digitalizar e disponibilizar publicações com estatísticas sociais, demográficas, econômicas, financeiras e sociais do século XIX e primeira metade do século XX que se encontram nas obras do acervo bibliográfico da Biblioteca do Ministério da Fazenda no RJ.O projeto foi desenvolvido conjuntamente pelo então Ministério da Fazenda e o Ipea. Os objetivos específicos foram digitalizar e disponibilizar publicações com estatísticas sociais, demográficas, econômicas, financeiras e sociais do século XIX e primeira metade do século XX que se encontram nas obras do acervo bibliográfico da Biblioteca do Ministério da Fazenda no RJ.

CONHEÇA
Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento

Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento

O Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento na Administração Pública é uma base de conhecimentos criada com o intuito de subsidiar a criação de uma política de GC para o Estado, ao mesmo tempo em que fornece informações para dar suporte a todas as instituições públicas que se encontram em fase de implementação e institucionalização da gestão do conhecimento.O Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento na Administração Pública é uma base de conhecimentos criada com o intuito de subsidiar a criação de uma política de GC para o Estado, ao mesmo tempo em que fornece informações para dar suporte a todas as instituições públicas que se encontram em fase de implementação e institucionalização da gestão do conhecimento.

CONHEÇA
Rede Ipea

Rede Ipea

São objetivos da Plataforma IPEA de Pesquisa em Rede: I - implementar redes de pesquisa entre instituições de pesquisa ou representativas de pesquisadores, planejamento e de estatística, visando à integração de ações e de pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do IPEA, com ênfase na aplicação de resultados focados na sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico brasileiro; II - viabilizar a realização de pesquisas nas áreas de economia e desenvolvimento de acordo com linhas específicas definidas pelo IPEA, em consonância com o Plano de trabalho do Instituto; III - promover articulações institucionais que fortaleçam as instituições participantes da Rede IPEA, seja em termos de sua capacidade técnica, seja em termos dos recursos disponíveis para a realização de atividades de pesquisa; IV - incrementar o intercâmbio do IPEA com instituições congêneres nacionais e internacionais na busca e troca de conhecimentos e experiências; V -propiciar a disseminação das informações geradas pelas redes instituídas, estimulando o amplo acesso e a efetividade das pesquisas aplicadas realizadas; VI - incentivar a publicação e disseminação dos artigos relacionados à investigação científica nas áreas social, econômica, ambiental e demais áreas afins; VII - contribuir para a formulação das políticas sociais, econômicas e ambientais do país, alinhadas às estratégias de Governo e de Estado; VIII - estabelecimento de padrões de excelência para a pesquisa.

CONHEÇA


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com