Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

Notícias temáticas

Notícias

Ipea abre seleção para cargo de titular da Auditoria Interna

Helio Montferre/Ipea

Na próxima segunda-feira (22), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abrirá inscrições para o processo seletivo da vaga destinada à função comissionada de titula...

19/04/2024

Tags: servidor público capacitação edital Processo seletivo

Notícias

Impactos da reforma tributária e da política nacional de mobilidade urbana são analisados em seminário

Especialistas debateram políticas públicas voltadas para o benefício da população, como a Reforma Tributária e a Mobilidade Urbana, durante um seminário realizado no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na última segunda-feira ...

16/04/2024

Tags: servidor público capacitação edital Processo seletivo Reforma tributária Seminário

Notícias

Ipea e Funag lançam livro sobre infraestrutura para a América do Sul na Feira do Livro de Bogotá

Na próxima quinta-feira (18) será lançado o livro "Uma Nova Agenda de Infraestrutura para a América do Sul", coeditado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), durante a 36ª ediçã...

12/04/2024

Tags: servidor público capacitação edital Processo seletivo Reforma tributária Seminário Ipea livro lançamento bogotá FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO NOVA AGENDA DE INFRAESTRUTURA PARA A AMÉRICA DO SUL

Projetos e estatísticas

Catálogo de Políticas Públicas

Catálogo de Políticas Públicas

O Catálogo de Políticas Públicas é uma plataforma virtual que reúne informações sobre as políticas públicas implementadas no Brasil nas últimas décadas, no âmbito do Poder Executivo Federal. Foi lançada em maio de 2022 e tem como objetivos principais: permitir o conhecimento, a sistematização e dar transparência ao universo de políticas públicas no âmbito federal. Ademais, servir como fonte de dados para estudos e análises que possam contribuir para o entendimento das proposições e funcionamento das políticas públicas, ao longo dos diferentes momentos da história do país, bem como viabilizar aperfeiçoamentos.​

CONHEÇA
International Policy Centre for Inclusive Growth

International Policy Centre for Inclusive Growth

O IPC-IG é um fórum global que promove diálogo internacional sobre políticas de desenvolvimento inovativas, guiado por um acordo de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo brasileiro, por meio Ministério da Economia e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O mandato do IPC-IG é promover a produção e a disseminação de estudos e recomendações para políticas públicas, assim como o intercâmbio de melhores práticas em iniciativas de desenvolvimento e a expansão do diálogo entre países. 

CONHEÇA
Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos

O prêmio tem como objetivo incentivar a produção e o debate científico sobre planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável do país, por meio da premiação de artigos submetidos às revistas do Ipea: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Planejamento e Políticas Públicas (PPP) e Tempo do Mundo (RTM).

CONHEÇA
Governança Metropolitana no Brasil

Governança Metropolitana no Brasil

O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país.

CONHEÇA
Extrator de Dados

Extrator de Dados

O Extrator de Dados é uma plataforma do Ipea para consulta, agregação e coleta dos mais variados tipos de dados, como: bases de dados públicas, conteúdo de pesquisas, indicadores, séries históricas, entre outros. Trata-se de uma interface simples, intuitiva e dinâmica para cruzamentos de dados, que provê o cálculo de resultados e visualizações gráficas instantâneas.O Extrator de Dados é uma plataforma do Ipea para consulta, agregação e coleta dos mais variados tipos de dados, como: bases de dados públicas, conteúdo de pesquisas, indicadores, séries históricas, entre outros. Trata-se de uma interface simples, intuitiva e dinâmica para cruzamentos de dados, que provê o cálculo de resultados e visualizações gráficas instantâneas.

CONHEÇA
Atlas do Estado Brasileiro

Atlas do Estado Brasileiro

O Atlas do Estado Brasileiro é uma plataforma de dados integrados sobre o funcionalismo público, em seus três níveis federativos – federal, estadual e municipal – e dos três Poderes. Além do trabalho de integrar dados, o propósito da plataforma é detalhar, analisar e disponibilizar as informações, de forma estruturada, ao público interessado.O Atlas do Estado Brasileiro é uma plataforma de dados integrados sobre o funcionalismo público, em seus três níveis federativos – federal, estadual e municipal – e dos três Poderes. Além do trabalho de integrar dados, o propósito da plataforma é detalhar, analisar e disponibilizar as informações, de forma estruturada, ao público interessado.

CONHEÇA
Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é produto da parceria entre o Ipea, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Concebido com a finalidade de apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Atlas hoje disponibiliza, além do índice, mais de 330 indicadores.O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é produto da parceria entre o Ipea, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Concebido com a finalidade de apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o Atlas hoje disponibiliza, além do índice, mais de 330 indicadores.

CONHEÇA
Atlas da Vulnerabilidade Social

Atlas da Vulnerabilidade Social

Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.Concebido como uma ferramenta simples e amigável, a plataforma do Atlas da Vulnerabilidade Social possibilita a consulta, em diversos formatos de dados, sobre a temática da vulnerabilidade social e da exclusão social dos municípios, estados e regiões metropolitanas, estimulando e facilitando a produção de análises e informações para os mais diversos perfis de usuários.

CONHEÇA
Atlas da Violência

Atlas da Violência

O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) são parceiros na elaboração das edições anuais do Atlas da Violência. Os relatórios mais recentes buscaram retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

CONHEÇA
Ipea LabGov

Ipea LabGov

O Ipea LabGov é uma plataforma online para difusão de experiências e compartilhamento de conhecimento e informações sobre inovação no setor público. O projeto faz parte da Rede de Inovação InovaGov, composta por um conjunto de organizações e inovadores de diferentes setores da sociedade que contribuem com ideias, experiências e conhecimentos.O Ipea LabGov é uma plataforma online para difusão de experiências e compartilhamento de conhecimento e informações sobre inovação no setor público. O projeto faz parte da Rede de Inovação InovaGov, composta por um conjunto de organizações e inovadores de diferentes setores da sociedade que contribuem com ideias, experiências e conhecimentos.

CONHEÇA
Ipeadata

Ipeadata

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

CONHEÇA
Mapa da Defensoria Pública no Brasil

Mapa da Defensoria Pública no Brasil

O site apresenta os resultados da pesquisa realizada pelo Ipea, em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), sobre a atuação territorial da Defensoria Pública, fornecendo informações quantitativas e qualitativas sobre a distribuição dos recursos humanos dessa instituição.O site apresenta os resultados da pesquisa realizada pelo Ipea, em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), sobre a atuação territorial da Defensoria Pública, fornecendo informações quantitativas e qualitativas sobre a distribuição dos recursos humanos dessa instituição.

CONHEÇA
Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Mapa das Organizações da Sociedade Civil

O Mapa das OSCs é uma plataforma virtual que tem por objetivos principais dar transparência à atuação das OSCs do Brasil, informar sobre a importância e diversidade de projetos dessas organizações, oferecer dados e fomentar pesquisas sobre OSCs e apoiar os gestores públicos a tomarem decisões sobre políticas públicas que já têm ou possam ter interface com elas.O Mapa das OSCs é uma plataforma virtual que tem por objetivos principais dar transparência à atuação das OSCs do Brasil, informar sobre a importância e diversidade de projetos dessas organizações, oferecer dados e fomentar pesquisas sobre OSCs e apoiar os gestores públicos a tomarem decisões sobre políticas públicas que já têm ou possam ter interface com elas.

CONHEÇA
Ipea data

Ipea data

Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making it over 2000 years old. Richard McClintock, a Latin professor at Hampden-Sydney College in Virginia, looked up one of the more obscure Latin words, consectetur, from a Lorem Ipsum passage, and going through the cites of the word in classical literature, discovered the undoubtable source. Lorem Ipsum comes from sections 1.10.32 and 1.10.33 of "de Finibus Bonorum et Malorum" (The Extremes of Good and Evil) by Cicero, written in 45 BC. This book is a treatise on the theory of ethics, very popular during the Renaissance. The first line of Lorem Ipsum, "Lorem ipsum dolor sit amet..", comes from a line in section 1.10.32.

CONHEÇA


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com