A Seguridade Social e o Ciclo de Vida
A Seguridade Social é fundamental para a proteção das pessoas contra riscos sociais durante todo o seu ciclo de vida: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Alguns benefícios são direcionados a cada um desses grupos, enquanto outros são assegurados para qualquer pessoa, independentemente da fase da vida em que se encontra. Por isso, costuma-se dizer que a abrangência da proteção social garantida pela Seguridade vai do início ao fim da vida.
A base para a definição dos benefícios está na necessidade de proteção das pessoas quanto aos riscos sociais relacionados à incapacidade para o trabalho (por doença, incapacidade permanente, idade avançada ou reclusão), à insuficiência ou ausência de renda, à vulnerabilidade relacionada ao ciclo de vida, à violência, ao adoecimento e aos agravos à saúde.
Alguns riscos podem incidir sobre apenas um grupo, como vulnerabilidades associadas à idade avançada ou à infância, enquanto outros estão presentes em todo o ciclo de vida, como o de adoecimento e o de agravos à saúde.

Na proteção de crianças e adolescentes, os benefícios da Seguridade Social incluem, por exemplo: benefícios eventuais por nascimento, o Benefício Variável Familiar Gestante no âmbito do Programa Bolsa Família (PBF), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, serviços de acompanhamento de casos de violência e violação de direitos, o salário-família, a pensão por morte e a assistência ao pré-natal, que cuida da saúde dos bebês antes mesmo de seu nascimento.
Para a vida adulta, há oferta de diversos serviços socioassistenciais, o BPC para pessoas com deficiência, o salário-maternidade, o auxílio-doença e a aposentadoria por incapacidade permanente.
Na velhice, a Seguridade Social protege os idosos com a oferta de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, o BPC para pessoas de baixa renda com 65 anos ou mais, a aposentadoria e a imunização contra algumas doenças, como a gripe.
Por fim, a Seguridade Social promove o acesso aos serviços e bens de saúde a todas as pessoas para proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Acesse aqui indicadores sobre os benefícios da Seguridade Social segundo o ciclo de vida

