Desenvolvimento do Beneficiômetro

O desenvolvimento do Beneficiômetro está a cargo das equipes de Assistência Social, de Previdência Social e de Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc/Ipea), que selecionaram e calcularam os indicadores disponibilizados.

O esforço realizado por essas equipes para a realização deste trabalho está relatado nas seguintes publicações, que descrevem brevemente a política setorial e apresentam os indicadores de cada componente do Beneficiômetro:

texto para discussao

TD 2935
Beneficiômetro da Seguridade Social: a relevância do Sistema Único de Saúde para a população brasileira

texto para discussao

TD 2940
Beneficiômetro da Seguridade Social: uma introdução aos benefícios ofertados pela política de assistência social

texto para discussao

TD 2941
Beneficiômetro da Seguridade Social: um panorama da previdência social brasileira a partir de indicadores clássicos

Inspiração

O Beneficiômetro foi inspirado nas ideias do Professor Elias Antônio Jorge, um grande defensor da Seguridade Social. Graduado em matemática e doutor em educação, o Professor Elias, como era conhecido, teve um papel relevante na estruturação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) em 2000 e do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde em 2003. Embora a sua atuação tenha se concentrado na área da saúde, ele acompanhava as demais políticas da Seguridade Social, tendo sido o pioneiro a apresentar a ideia de se criar um Beneficiômetro, que seria um contador quantitativo e qualitativo dos benefícios daquele sistema.

Infelizmente, o Professor Elias não teve tempo para implementar essa proposta. Faleceu aos 70 anos em 2018. Mas a originalidade e a força de suas ideias permanecem vivas e nos inspiraram a desenvolver o Beneficiômetro da Seguridade Social. Tomamos a liberdade de utilizar o termo por ele criado, como uma singela homenagem em reconhecimento da importância de seu trabalho.

Elias 11
Figura: Professor Elias Antonio Jorge