O Curso
Portaria - Aproveitamento de Crédito
Resolução de Trancamento do curso
Apresentação:
O curso de Mestrado Profissional do Ipea decorre das amplas sinergias existentes entre pesquisa aplicada e o ensino de pós-graduação. O Ipea forma profissionais do setor público brasileiro com instrumental teórico e analítico rigoroso, com a reputação de quase 60 anos dedicados à pesquisa para a formulação e avaliação de políticas públicas, em amplo leque de temáticas.
Tem sido cada vez mais reconhecido que a expansão e a melhoria da qualidade da ação governamental exigem conhecimento multidisciplinar sobre os processos de desenvolvimento e as políticas públicas a ele associadas, assim como dos métodos, ferramentas e instrumentos que operacionalizam esses saberes. Nesse sentido, este programa de mestrado preenche lacuna dos sistemas de formação profissional brasileiro, a saber, a incipiência de cursos de pós-graduação stricto sensu que estabeleçam conexão adequada entre, de um lado, a visão multidimensional do fenômeno do desenvolvimento (econômica, política, social, territorial e ambiental) e, de outro, a capacitação necessária para produzir e avaliar as políticas públicas, formando profissionais altamente qualificados.
O curso é destinado a ocupantes de cargo efetivo em exercício em órgão ou entidade das administrações públicas federal, estadual e municipal e empregadas/os públicas/os federais, estaduais e municipais concursadas/os, efetivas/os e em exercício e foi desenhado para que o discente tenha a oportunidade de interagir com pesquisadores de alto nível, com expertise em questões de governo, e acessar os dados e informações disponíveis no Ipea. Todos os professores e orientadores do curso pertencem ao quadro do Instituto e desenvolvem pesquisas sobre temas centrais da agenda contemporânea de políticas públicas.
Objetivo: Capacitar servidoras/es da Administração Pública para formular, implementar e avaliar políticas públicas com base em conhecimento interdisciplinar atualizado, municiando-os com conceitos e instrumental analítico adequado para o exercício da prática profissional altamente qualificada.
Estrutura e duração do curso:
O curso tem a duração total de 24 meses, perfazendo um total de 540 horas-aula (36 créditos), em regime de dedicação parcial, acrescido do período de elaboração e defesa do trabalho de conclusão.
O conjunto das disciplinas está estruturado em seis trimestres de aulas e organizado em quatro módulos: básico, metodológico, aplicado e específico. O sexto trimestre é reservado para elaboração do Trabalho Final de Curso (dissertação ou projeto de intervenção).
Titulação: Mestra/e em Políticas Públicas e Desenvolvimento.
Local, dias e horários das aulas:
As aulas serão presenciais, em Brasília, realizadas em sua respectiva instalação, nas segundas e sextas-feiras, em horário matutino (8h30-12h30); e quartas-feiras, em horário noturno (18h30-22h30). Eventualmente, disciplinas optativas poderão ser ofertadas aos sábados, em horário matutino (8h30-12h30).
Estrutura curricular
Para o alcance dos objetivos do Curso do Mestrado Profissional, os conteúdos e atividades didáticas estão organizados em um conjunto de disciplinas com três créditos cada, além das atividades de elaboração do trabalho de conclusão do curso.
A composição curricular mínima do Curso perfaz, assim, um total de 36 créditos, de 15 horas-aula cada, assim distribuídos:
- Dezoito créditos em disciplinas obrigatórias (básicas e metodológicas);
- Quinze créditos em disciplinas optativas (aplicadas e especificas);
- Três créditos em seminários de pesquisa.
Módulos | Disciplinas |
---|---|
Básico |
|
Metodológico |
|
Aplicado |
|
Específico |
|
Nota: (*) disciplinas obrigatórias; (**) disciplinas optativas podem sofrer alterações. |
Trabalho de Conclusão do Curso
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) consistirá em pesquisa sobre temas compatíveis com os objetivos e conteúdo do curso e deverá ter, preferencialmente, caráter aplicado. O TCC poderá ter a forma de dissertação ou projeto de intervenção que dialogue com a realidade profissional do aluno.
Para mais detalhes, leia a Resolução nº 02, de 30 de junho de 2016 (clique aqui para abrir a página).