Indicador Ipea de FBCF – Fevereiro de 2021 Investimentos recuam 1,1% em fevereiro, a segunda queda seguida na margem

Leonardo M. Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta uma retração de 1,1% na comparação entre fevereiro e janeiro, na série com ajuste sazonal. Ainda assim, o trimestre móvel terminado em fevereiro registrou alta de 22,4%. Na comparação com o ano anterior, a FBCF atingiu um patamar 7,8% superior ao verificado em fevereiro de 2020. No acumulado em doze meses, a taxa de crescimento dos investimentos passou de -1,4% para -1,1%.

210305_cc_51_nota_9_indicador_fbcf_grafico_1

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida das importações – apresentou uma queda de 2,9% em fevereiro. Apesar desse resultado, o trimestre móvel registrou alta de 47,2%. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos recuou 4,3% em fevereiro, a importação aumentou 13,1% no mesmo período. No acumulado em doze meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos apresentou queda de 3,1%.

210305_cc_51_nota_9_indicador_fbcf_tabela_1

Os investimentos em construção civil, por sua vez, recuaram 1,2% em fevereiro, na série dessazonalizada, segunda queda consecutiva na margem. Com isso, o segmento registrou um avanço de 2% no trimestre móvel, embora ainda apresente baixa de 1,3% no acumulado em doze meses.

Acesse a série histórica completa

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *