Indicador Ipea de FBCF – Maio de 2020 Investimentos apresentam avanço de 28,2% em maio

Por Leonardo M. de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apresentou uma alta de 28,2% na comparação entre maio e abril de 2020, na série com ajuste sazonal. O resultado representou recuperação dos investimentos em relação às quedas verificadas nos dois meses anteriores, resultantes da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Ainda assim, o trimestre móvel encerrado em maio fechou com uma retração de 20,6%, também na série dessazonalizada. Nas comparações com os mesmos períodos de 2019, enquanto maio registrou uma queda de 19,6%, o trimestre móvel ficou 18,4% abaixo do patamar verificado no ano passado. No acumulado em doze meses, os investimentos caíram 2,8%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – cujo valor corresponde à sua produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações – apresentou um crescimento de 68,7% em maio, encerrando o trimestre móvel com uma queda de 25,5%. Desagregando por componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos avançou 22% em maio, a importação cresceu 145,6% no mesmo período.

O indicador de construção civil, por sua vez, apresentou alta de 14,1% em maio, na série dessazonalizada. Com isso, o segmento registrou um recuo de 14,7% na passagem entre o trimestre terminado em fevereiro e aquele terminado em maio.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda foi generalizada. Enquanto o segmento máquinas e equipamentos recuou 23,7%, a construção civil e o componente outros registraram baixas de 16% e 18,5% sobre maio de 2019, respectivamente.

 Gráfico Tabela
Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *