Indicador Ipea de FBCF – Fevereiro de 2020 Investimentos avançam 1,2% em fevereiro, a segunda alta seguida na margem

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta um crescimento na comparação entre fevereiro e janeiro, com alta de 1,2% na série com ajuste sazonal. O resultado sucedeu um avanço de 7,9%, deixando um carry-over de 5,4% para o primeiro trimestre de 2020. Ainda assim, o trimestre móvel terminado em fevereiro registrou uma queda de 0,2%, também na série dessazonalizada. Na comparação com o ano anterior, a FBCF atingiu um patamar 6,3% superior ao verificado em fevereiro de 2019. No acumulado em doze meses, os investimentos voltaram a acelerar, com a taxa de crescimento passando de 2,7% para 2,8%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – cujo valor corresponde à sua produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações – apresentou uma elevação de 6,2% em fevereiro. Apesar desse resultado, o trimestre móvel registrou uma queda de 0,4%. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos avançou 4,2% em fevereiro, a importação cresceu 25% no mesmo período.

O indicador de construção civil, por sua vez, recuou 1,6% em fevereiro, na série dessazonalizada. Com isso, o trimestre móvel apresentou um recuo de 1,7% ante o período imediatamente anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, apresentou uma alta de 1,8% na passagem de janeiro para fevereiro, encerrando o trimestre móvel com alta de 2,9%.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o desempenho positivo em fevereiro voltou a ser generalizado. Enquanto a construção civil registrou uma variação positiva de 2,8%, o segmento máquinas e equipamentos registrou uma alta de 9,5% em fevereiro. Já o componente outros atingiu um patamar 7,3% superior ao observado no mesmo período de 2019.

Tabela FBCF

Gráfico

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador

 

 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *