Indicador Ipea de FBCF – novembro de 2018 Investimentos crescem 1,7% em novembro, impulsionados pela importação de plataformas

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta avanço de 1,7% em novembro em relação a outubro de 2018, na série com ajuste sazonal. Esse resultado, no entanto, decorre do forte crescimento das importações de máquinas e equipamentos no período, especificamente das importações de plataformas de petróleo. Sem esse efeito, os investimentos teriam recuado 2,3% na margem. O resultado interrompe três meses de queda, período em que os investimentos acumularam perda de 3,6%. Na comparação entre o trimestre terminado em novembro e o terminado em agosto, os investimentos apresentam alta de 5,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador também registrou aumento, atingindo patamar 7,8% superior ao verificado em novembro de 2017. Por fim, o crescimento no resultado acumulado em doze meses chegou a 4,9%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – cuja estimativa corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações – apresentou crescimento de 8,7% em novembro, sendo o responsável pelo bom desempenho da FBCF no período. Assim como já havia ocorrido nos meses de fevereiro, julho e agosto, esse resultado foi bastante influenciado pelas operações de comércio exterior envolvendo plataformas de petróleo, estimuladas pelas mudanças no regime aduaneiro Repetro. Excluindo esse efeito, a consequência teria sido uma queda de 1,7%. De acordo com os componentes do Came, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações caiu 22,6%, a importação de bens de capital cresceu 91,9% na margem.

O indicador de construção civil, por sua vez, recuou 1,6%, sendo a segunda queda consecutiva na série dessazonalizada. Com isso, o trimestre móvel terminado em novembro caiu 0,5% ante o período imediatamente anterior. Por fim, o terceiro componente da FBCF, classificado como outros ativos fixos, apresentou queda de 1,7% na passagem de outubro para novembro.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o desempenho foi heterogêneo. Enquanto o ritmo de crescimento do Came acelerou, passando de 13,7% em outubro para 28,4% em novembro, a construção civil registrou variação negativa de 1,9%. Por fim, o componente outros cresceu 4,1% em relação a novembro de 2017.

Gráfico indicador Ipea FBCF dez18

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *