Ministra dos Direitos Humanos discute situação de presos em conselho
10/01/2014
A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve presente em reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CDDPH nesta quinta-feira (9) para discutir violações realizadas contra presos. Ela interrompeu suas férias e voltou para Brasília dia 8 para tomar providências quanto à situação "gravíssima" registrada no sistema penitenciário. "A SDH/PR repudia com veemência a barbárie e a banalização da vida que afrontam as garantias do Estado Democrático de Direito", diz o comunicado.
Na pauta estava a questão carcerária do estado do Maranhão, local em que, recentemente, dois detentos foram presos e criminosos incendiaram quatro ônibus na capital do estado, causando a morte de uma criança e a internação de quatro pessoas. Além dos atos de violência contra a população, os presos divulgaram imagens de colegas decapitados dentro dos presídios.
Na reunião, foram anunciados 11 pontos, que incluem uma atuação mais efetiva da Defensoria Pública e a possibilidade de monitoramento eletrônico com intuito reduzir a superlotação dos presídios.
Foto: ABr
(Com EBC)