Consea do Paraná lança Plano Estadual de Segurança Alimentar em outubro

09/09/2013

Consea-PR

Em outubro, o Paraná irá lançar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em consonância com a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no estado deverá ser realizada em novembro.

Segundo o secretário Romanelli, a intenção é que todos os municípios do estado tenham conselhos constituídos para o fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Entre os meses de setembro e outubro, a Câmara Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Caisan-PR) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR) participam de 18 oficinas sobre a adesão dos municípios ao Sisan.

Em junho, realizou-se a primeira etapa de oficinas preparatórias. “Em todo o estado, 2.238 pessoas participaram de palestras sobre a contextualização do Sisan”, informa Iva Sandra Ferreira de Morais, da Divisão de Segurança alimentar e Nutricional.

A programação faz parte da 2ª rodada de oficinas que serão promovidas pela Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná. Ao todo, é estimada a mobilização de 2,7 mil participantes do estado.

As diretrizes as diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, são estabelecidas pelo Decreto nº 7.272/2010.

"O avanço no debate e na institucionalização da Política de Segurança Alimentar e Nutricional foi um dos mais expressivos ganhos observados nas políticas sociais brasileiras dos últimos anos", aponta do documento do Plano Nacional de Segurança Alimentar 2012-15, ao mencionar o Fome Zero e o Bolsa Família.