Novos membros do Conade tomam posse e escolhem presidente e vice-presidente
22/02/2013
A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, deu posse na quinta-feira (21) aos novos membros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Composto por 19 representantes de órgãos governamentais e 19 de organizações da sociedade civil, o conselho é responsável por acompanhar e avaliar o desenvolvimento da política nacional para inclusão das pessoa com deficiência.
Depois de assumirem o cargo, os novos conselheiros elegeram o presidente e o vice-presidente do colegiado para os próximos dois anos (2013-2015). Seguindo o regimento, que prevê a alternância entre Poder Público e sociedade civil à frente do órgão, coube ao governo indicar o candidato à presidência. Os candidatos foram o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento Ferreira e o presidente do conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Maranhão, Dylson Ramos Bessa Júnior.
Ferreira foi eleito com 33 votos contra os 5 obtidos por Ramos. Ferreira vai suceder Moisés Bauer, representante da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Para a vice-presidência foi eleita a representante da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Ester Alves Pacheco Henriques.
"O grande desafio é continuarmos trabalhando para que a sociedade brasileira compreenda a pessoa com deficiência como cidadã com direitos", declarou o novo presidente do conselho à Agência Brasil.
"É preciso avançarmos na construção de uma rede [social de proteção] eficaz, capaz de dar as respostas nos estados".
Um dos aspectos debatidos na reunião diz respeito à natureza dos conselhos estaduais e municipais, presentes em apenas 10% dos municípios brasileiros.
O novo presidente do Conade destacou a importância de rever o regimento. "Vamos abrir este debate. Já é tempo do Conade revisitar seu regimento e sua composição a fim de democratizar ainda mais a participação popular", disse.
(Fotos e informações de Agência Brasil)