Representante dos usuários do SUS é a nova presidenta do Conselho Nacional de Saúde
- Detalhes
- Categoria: +Conselhos
Pela primeira vez uma representante dos usuários do SUS e mulher estará à frente da maior instância de controle social da área da Saúde. A conselheira Maria do Socorro de Souza foi eleita presidente do Conselho Nacional de Saúde no dia 13 de dezembro, para o triênio 2012/2015. Até então, o presidente do CNS era o ministro Alexandre Padilha.
"Sou mulher, negra, mãe, avó trabalhadora rural e usuária do Sistema Único de Saúde. Estamos vivendo um intenso e histórico momento no CNS de possibilidade realizar outra democracia dentro do espaço formal que é o Conselho. Sinto-me autorizada para fazer dessa esfera um espaço autônomo e participativo e criar outros pontos de diálogo para enfrentar os desafios do SUS. São 25 anos trabalhando e militando em defesa dos excluídos de causa", afirmou.
Pesquisa do Ipea, realizada pela Diretoria de Estado, Instituições e Democracia, sobre o Perfil dos Conselheiros, aponta que 61% dos conselheiros do CNS são brancos, 40% do sexo feminino e 68% possui renda acima de R$ 4 mil.
Além disso, o estudo aponta que 50% dos conselheiros estão satifisfeitos com a forma de escolha de seus representantes dentro da entidade.
Clique aqui pra ler o relatório do Ipea sobre o CNS
Abaixo, fotos da reunião do CNS:
(Fotos: site CNS)