CNS participa de 1º Colóquio Internacional de Educação Popular e Saúde
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está realizando o 1º Colóquio Internacional de Educação Popular e Saúde, que acontece entre 9 e 14 de março. Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participou do debate "Os desafios dos SUS e o papel dos Conselhos de Saúde no atual contexto" nesta terça (10/03), na UFFS de Passo Fundo (RS).
O evento reúne estudantes, professores, trabalhadores, conselheiros de saúde e a comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), para o aprofundamento sobre Saúde, Integralidade e Equidade, considerando os contextos locais, a defesa do SUS e suas políticas. É uma realização do Projeto Educação Popular, Equidade e Saúde: Capacitação e Mobilização de Atores Sociais para Fortalecimento do SUS, da UFFS Passo Fundo. No contexto atual de desfinanciamento, é necessário unidade na luta em defesa do SUS. É o que explica Fernando Pigatto.
"Mesmo com os desafios, construímos uma 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) na contramão da retirada de direitos sociais, em meio a um processo de desfinanciamento e de afronta à democracia. Isso só aconteceu porque tivemos bandeiras de unidade. O papel e a história dos conselhos mostram que é importante fazermos o debate aberto e franco. É natural divergirmos quando necessário, mas precisamos construir condições para ampliarmos as relações da sociedade e evitarmos o isolamento", afirmou.
Por Conselho Nacional de Saúde-09/03/2020
FONTE: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1062-cns-participa-de-coloquio-internacional-sobre-educacao-popular-e-saude#portal-searchbox