Biblioteca digital está desenvolvendo acervo de conteúdo participativo

11/12/14

O novo portal encontrado no endereço eletrônico biblioteca.participa.br está sendo desenvolvido com perspectivas otimistas para aprimorar a organização de arquivos e publicações envolvendo a questão do que é produzido no tocante à participação social. Não se trata de um mecanismo cujo acervo esteja totalmente estabelecido e sistematizado, pois é muito recente o seu direcionamento, teve início em 2014. No entanto, a ideia é que seja gradativamente acrescido na plataforma o escopo de arquivos com textos oficiais, da academia e do universo legal de participação.

"Contém documentação produzida pelas instâncias e mecanismos de participação social, bem como a produção do governo sobre o tema, além de conteúdos produzidos por centros de pesquisa e universidades e pelos próprios movimentos sociais e entidades da sociedade civil", explica o Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Articulação Social, Silvio Carvalho Trida.

"Deve–se ressaltar o caráter inovador da iniciativa, uma vez que a Biblioteca Digital de Participação Social é única no país com a temática da participação social, não tendo sido identificado nenhum outro serviço de informação com abrangência temática, estrutura e conteúdo semelhantes", adverte.

O site disponibilizado pelo governo, por meio da Secretaria-Geral da Presidência, está separado em oito comunidades: Política, Gestão e Governança; Instâncias e Mecanismos de Participação Social; Organizações e Movimentos Sociais; Processos Educativos e Formativos em Participação Social; Estudos e Pesquisas em Participação Social; Diálogos Sociais e Participação; Governo Aberto; Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

Leia também:

Livro: Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território

Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território / Vanessa Marx, organização – Porto Alegre : UFRGS/CEGOV, 2014. 202p. ; il. (Capacidade Estatal e Democracia)