Planalto comemora Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra

No ciclo que elege novembro como o mês da consciência negra, o Dia do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi comemorado dia 21, no Palácio do Planalto,com a presença da presidenta Dilma. O Dia do Umbanda foi celebrado em sessão solene, dia 12, no plenário da Câmara dos Deputados.

"O Zumbi dos Palmares entrou para a nossa história como símbolo de resistência e da luta contra a escravidão", disse a presidenta.

Veja o vídeo do discurso de Dilma.

dilmablogdoplanalto
(Foto: Blog do Planalto)

 

Abaixo as fotos do Dia do Umbanda, no Congresso:

agenciacamaraumbanda4

Entre os presentes no Dia do Umbanda, estavam Pai Cassio Ribeiro (presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros de Diadema), Custódio de Brito, Jefferson Carlos Guedes (vice-presidente jurídico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT), dep. Vicentinho (PT-SP), Pai Ronaldo Linares (presidente do Santuário Nacional da Umbanda e da Federação Umbandista do Grande ABC), Silvany Euclênio (secretária de Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da PR - SEPPIR), Sandra Santos (presidente da Associoação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo - AUEESP) e dep. Érika Kokay (PT-DF).

agenciacamaraumbanda1

Silvany Euclênio (secretária de comunidades tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da PR - SEPPIR)


agenciacamaraumbanda2

Demonstrações da cultura umbanda durante a solenidade.

agenciacamaraumbanda

(Fotos: Agência Câmara)