Comércio Interno

Indicador Ipea de Investimentos aponta crescimento de 1,1% em março

Alta de 2,1% no consumo aparente de máquinas e equipamentos influenciou o resultado. No primeiro trimestre de 2019, o indicador registrou avanço de 0,6%

Entre as grandes categorias econômicas, o fraco resultado registrado em março, em relação a fevereiro, foi disseminado e todos os segmentos tiveram queda na margem. O destaque negativo ficou por conta do setor de bens de consumo duráveis, com queda de 8,2%. Na comparação com março de 2020, todos os setores registraram alta, com o destaque para bens de capital, que aumentou 26% em relação ao mesmo período do ano passado.

No que diz respeito às classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação apresentou retração de 2,1% frente a fevereiro, enquanto as indústrias extrativas recuaram 6,1%. A análise setorial indica que oito dos 22 segmentos observados avançaram, reduzindo o índice de difusão, que compara o crescimento dos segmentos da indústria de transformação com o período anterior após o ajuste sazonal, de 55% para 36%. O destaque ficou para o setor de transporte, com alta de 34,9% em março. Já na comparação interanual, 21 segmentos registraram crescimento, com destaque para produtos de metal e têxteis, que apresentaram altas de 33,9% e 33,3%, respectivamente.