Dissertação
Processos de aprendizagem no contexto organizacional da Universidade Federal de Campina Grande
Publicado em 31/05/2017 - Última modificação em 19/09/2019 às 15h40
- Publicações: processos-aprendizagem-contexto-organizacional.pdf
- Assunto principal: Assunto 1
- Autor(es): Abraham Benzaquen Sicsu (orientador), Jander Ângelo Diogo Ferreira, Valter de Assis Moreno Jr.
As Instituições Federais de Ensino Superior vêm passando por um processo de expansão de seus campi, com a necessidade, dentre outros, do aumento do número de servidores nos quadros das instituições, e este efetivo funcionamento está condicionado aos inúmeros investimentos da sua infraestrutura e da capacitação de seus servidores como forma de melhorar o desempenho profissional e administrativo da esfera pública. Nessa perspectiva, a pesquisa analisa a utilização do conhecimento obtido pelos servidores técnico- administrativos, por meio do processo de capacitação ofertado pela UFCG, classificando-se como aplicada, descritiva e qualitativa. O campo empírico corresponde a Universidade Federal de Campina Grande/Campus de Campina Grande. Os sujeitos da pesquisa, por sua vez, vislumbram os 34 servidores técnico-administrativos lotados na Reitoria, localizada em seu campus central. O instrumento de coleta de dados utilizado é o questionário, que contempla questões abertas e fechadas acerca da influência exercida pelo conhecimento na execução das tarefas desempenhadas no ambiente organizacional da Reitoria. O método de análise de dados tem como base a representação dos dados por meio de gráficos e tabelas para as questões abertas e fechadas, e para as questões abertas a análise de conteúdo, com a técnica de categorização. Ao analisar, constata-se que a maioria dos servidores possui formação acadêmica na área de Administração e Ciências Contábeis, sendo especialistas em Gestão Pública, em Auditoria e Ciências Contábeis. O tempo de trabalho desses servidores na UFCG é de 6 a 10 anos, com a maioria exercendo os cargos de Administrador e Contador. As atribuições desempenhas pelos servidores são diversas, tais como: análise e avaliação de processos, gestão financeira, coordenador de setor e emissão de documentos. Sobre o processo de aprendizagem organizacional, verifica-se que a maioria dos servidores já realizou curso de capacitação, principalmente, na área de comunicação, revelando a existência de algum tipo de relação do curso com o cargo/atribuição que exercem na UFCG. A percepção dos servidores com relação aos cursos de capacitação profissional presencial e a distância é avaliada de forma positiva, sendo o conhecimento utilizado, principalmente, nas aplicações no ambiente de trabalho. Todavia, a maioria dos servidores revela que não há mudança na execução das atividades, mesmo realizando os cursos de capacitação. Dos fatores motivantes elencados pelos servidores está a progressão funcional como a principal motivação para a participação em cursos de capacitação profissional e quanto aos fatores desmotivantes, o principal é a inexistência de cursos na área de formação do servidor técnico-administrativo. Além disso, os servidores relatam suas opiniões acerca da sua contribuição, mediante a utilização da aprendizagem individual adquirida, por meio dos cursos de capacitação, com a manifestação de relatos referentes às contribuições, como também em desacordo ao processo de aprendizagem organizacional. Conclui-se com a identificação de lacunas existentes em relação à capacitação profissional na Universidade Federal de Campina Grande e, consequentemente, ao processo de aprendizagem organizacional, com as possíveis soluções a serem tomadas para direcionar a utilização do conhecimento a partir dos cursos de capacitação oferecidos na instituição.