Dissertação
Competências gerenciais na administração pública: identificação do gap de competências profissionais em uma instituição federal de ensino superior
Publicado em 29/05/2012 - Última modificação em 19/09/2019 às 15h37
- Publicações: cassiareginapintomarinho.pdf
- Assunto principal: Assunto 1
- Autor(es): Cassia Regina Pinto Marinho, Ruben Huamanchumo Gutierrez (orientador)
A reforma gerencial do Estado brasileiro introduziu um novo modelo de administração pública comprometida com a eficiência, flexibilidade e gestão orientada a resultados. Em busca da excelência na prestação de serviços à sociedade, o modelo gerencial define mudanças nas atribuições e papéis do administrador público. Fundamentando-se no modelo de gestão por competências, o presente estudo tem como objetivo investigar e identificar o gap, isto é, as lacunas de competências profissionais dos servidores públicos investidos em funções gerenciais na unidade administrativa central de uma instituição federal de ensino superior. A construção do debate teórico consiste na abordagem das competências individuais relacionadas às atividades de natureza gerencial, tema de efetivo reconhecimento no contexto acadêmico e organizacional. A proposta é avaliar qualitativamente as competências de gestão e o potencial de desempenho, segundo a percepção desses profissionais em suas áreas de atuação, para averiguar sua conformidade com as diretrizes balizadas em resultados organizacionais, as quais norteiam a reforma gerencial. Outros temas correlacionados, adicionalmente, foram objetos de discussão como gestão de pessoas, capital intelectual, gestão do conhecimento e aprendizagem. Quanto ao método de investigação, foi adotado o estudo de caso, limitando-se a pesquisa ao ambiente gerencial da universidade pública em análise. A natureza da pesquisa é exploratória, descritiva e aplicada e de abordagem predominantemente qualitativa quanto à natureza dos dados. A amostra foi constituída por gestores selecionados por acessibilidade e distribuída em dois grupos: alta gerência, representada pelos membros que compõem o nível estratégico da instituição; e média gerência, compreendida pelos integrantes do nível tático responsáveis pelo gerenciamento de equipes setoriais. Os resultados da pesquisa revelaram que, de um modo geral, não ocorreram grandes diferenças de percepções entre as avaliações dos grupos de gestores pesquisados. Em análise dos julgamentos realizados, no critério importância, todos os participantes expressaram graus elevados para as competências estudadas, considerando-as relevantes para o desempenho de suas práticas gerenciais, enquanto que no critério domínio as avaliações apresentaram graus medianos a satisfatórios. Não foi detectada nenhuma competência apontada em nível crítico de insuficiência, todavia competências relativas a gerenciamento de pessoas, autocontrole do equilíbrio emocional em situações de pressão e estresse no ambiente de trabalho, participação em cursos de treinamento, criação de ambiente propício ao compartilhamento do conhecimento, planejamento de mudanças e aquelas vinculadas à inovação compreenderam os principais gaps encontrados, sendo recomendado investimentos em aprendizagem visando o aprimoramento gerencial da categoria. A partir desse estudo, espera-se oportunizar a autoavaliação dos gestores e a reflexão sobre as novas exigências e realidades do setor público em relação às competências necessárias e fundamentais ao perfeito desempenho de suas funções. Adicionalmente, a pesquisa busca contribuir para o direcionamento de políticas voltadas à formação dos profissionais integrantes da equipe gerencial da organização pública investigada.