Dissertação
Gestão por Competências no setor público: Identificação de competências individuais na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora
Publicado em 29/05/2018 - Última modificação em 19/09/2019 às 14h12
- Publicações: jander-gestao-por-competencias.pdf
- Assunto principal: Assunto 1
- Autor(es): Jander Ângelo Diogo Ferreira, Odemir Vieira Baêta (orientador)
O executivo federal instituiu, por meio do Decreto no 5.707/06, o Sistema de Gestão por Competências como modelo para a gestão de pessoas, devido ao seu sucesso em organizações públicas e privadas. Esta ferramenta visa adequar as competências dos servidores aos propósitos dos órgãos e entidades, por meio de capacitação e desenvolvimento permanentemente do quadro funcional das instituições públicas, para melhorar a qualidade dos serviços prestados e auxiliar no cumprimento dos objetivos estabelecidos. Partindo-se desta preocupação, este trabalho buscou identificar as competências relevantes para as funções exercidas pelos Assistentes em Administração lotados na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especificamente, adotou-se a Coordenação de Administração de Pessoal como estudo de caso, devido à facilidade de acesso às informações e aos servidores, além da pesquisa de cunho descritivo e aplicado, motivo pelo qual a abordagem qualitativa foi predominante. Para a coleta de dados, foi adotada a evocação de palavras, pesquisa documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas com doze ocupantes do cargo, três gerentes e dois diretores. Na avaliação destes elementos, foi empregada a técnica análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). A pesquisa possibilitou levantar e descrever dez competências individuais comuns para as atribuições da Coordenação, além de competências necessárias para o futuro próximo. As referidas competências foram descritas enquanto comportamentos passíveis de observação no trabalho, juntamente ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias. Verificou-se ainda as condições do ambiente de trabalho no setor e fatores motivacionais que podem interferir na criação, desenvolvimento e mobilização das competências pelos servidores.