Dissertação

Gestão do conhecimento: um estudo de caso das práticas de compartilhamento do conhecimento desenvolvidas em uma empresa pública paulista

Publicações: Ivete_Rolim_Daniel.pdf
Assunto principal: Assunto 1
Autor(es): Ivete Rolim Daniel, Márcio Shoiti Kuniyoshi (orientador)

Esta pesquisa tem como interesse principal e objetivo geral compreender como as práticas de compartilhamento da gestão do conhecimento são aplicadas em uma empresa pública paulista. Como objetivos específicos verificar, analisar e identificar as principais razões pelas quais a empresa pública paulista CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo adota o conhecimento, como prática de compartilhamento de conhecimento e os fatores que favorecem ou dificultam a adoção dessas práticas e iniciativas. Para isso buscou-se obter uma maior compreensão do fenômeno que representa um conjunto de processos que governa a criação, armazenagem, disseminação e a utilização do conhecimento para atingir a excelência organizacional, a partir do estudo de suas principais características, da melhor forma de compartilhamento dos conhecimentos. O estudo foi desenvolvido sob um enfoque qualitativo, pretendendo-se analisar as abordagens e modelos atualmente existentes, indicando ao cidadão contribuinte e aos executivos das organizações públicas um panorama sobre a temática que gera novas possibilidades na seleção de ações relacionadas ao assunto conhecimento. A organização eleita para este estudo investiu na construção e transferência de conhecimentos e em diversas melhorias em suas ações educacionais, cumprindo e assegurando excelência em sua atuação principalmente pela implantação da sua escola superior, fortalecendo seus objetivos, a difusão do conhecimento, a atualização contínua e incentivando a capacidade de inovação através do compartilhamento do conhecimento. O método utilizado foi o do estudo de caso com entrevistas e análise documental, onde foram analisadas as práticas de compartilhamento do conhecimento adotadas pela organização, sinalizando para gestores das organizações públicas, aspectos relevantes nessa implantação e que venham a gerar novas alternativas para esse público, na adoção das práticas de compartilhamento do conhecimento.