Artigo Científico
A experiência de desenvolvimento de competências para gestores públicos brasileiros da Escola Nacional de Administração Pública
Publicado em 21/05/2009 - Última modificação em 18/09/2019 às 20h22
- Publicações: A_experiencia_de_desenvolvimento_de_competencias_para_gestores_publicos.pdf
- Assunto principal: Assunto 1
- Autor(es): Maria Stela Reis
A implantação de uma gestão por competências efetiva depende de um ambiente organizacional em que preexista uma dinâmica em que a valorização e o desenvolvimento profissional sejam recursos estratégicos da organização, em especial se esta for uma organização pública em que valores e objetivos estão associados ao ideário socialmente desejável de sociedade e do papel do Estado. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) vem atuando em duas frentes: na contribuição a órgãos de governo na implantação dessa política, pela realização de oficinas de planejamento estratégico e mapeamento de competências; e, na capacitação de profissionais das carreiras do ciclo de gestão, por meio do mapeamento e desenvolvimento de competências associados a cada tipo do cargo. Este artigo se propõe a refletir sobre essas experiências da ENAP, suas possibilidades e limites para a implantação de uma política de desenvolvimento de pessoal associadas ao referencial de competências, no governo federal.