Práticas de GC

Por onde começar a implementar a Gestão do Conhecimento nas organizações?

Assunto principal: Assunto 1
Cor: Branco


Esta é uma preocupação comum. Muitas organizações não sabem exatamente como colocar em prática a Gestão do Conhecimento no dia-a-dia. Por outro lado, há várias metodologias propostas tanto no meio acadêmico como no ambiente corporativo. De uma maneira geral, muitos autores concordam que a GC deve ser implementada em etapas. Apresento a seguir, as cinco etapas que aparecem com maior frequência nas metodologias.

A primeira fase da implementação deve ser a avaliação da situação atual da GC na organização. É preciso identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Aspectos a serem avaliados: 1) os papéis e responsabilidades das pessoas na implementação de iniciativas, 2) as tecnologias de informação e comunicações, 3) as práticas ou processos, 4) governança, isto é: as expectativas da direção, os indicadores e o apoio necessário e 5) o fluxo de conhecimento na organização: comunicação, captura e documentação, organização e armazenamento, acesso e reutilização.

A segunda etapa é a definição da estratégia de GC e a construção do Modelo de GC a ser implementado. É o momento de traçar o caminho a ser seguido. Em seguida, a organização deve testar a estratégia e o Modelo de GC por meio de um projeto piloto. A quarta etapa é, com base na experiência adquirida no projeto piloto, capacitar os colaboradores e implementar a GC em toda a organização.

Finalmente, a quinta etapa consiste em institucionalizar a GC, isto é, fazer com que ela se torne parte da maneira de trabalhar da organização. Para isso, será necessária a criação de uma estrutura de GC composta por um Comitê Estratégico, uma Unidade Central de Coordenação e equipes multisetoriais e multidisciplinares para executar os projetos de GC. Para quem deseja obter mais informações sobre as cinco etapas destacadas acima, recomendo o livro “Designing a successful knowledge management Strategy. A guide for the knowledge management professional” de autoria de Stephanie Barnes e Nick Milton.

Referência:
MILTON, N. e BARNES, S. Designing a successful knowledge management strategy. Medford: Information Today, 2015, 200 p.