Logo Ipea
Outros - Comunicado da Presidência 4 – Desigualdades raciais, racismo e políticas públicas: 120 anos após a abolição. Ano: 2008. PDF Imprimir

APRESENTAÇÃO

Hoje, 13 de maio de 2008, a Lei Áurea, que estabeleceu o fim da escravidão no Brasil, completa 120 anos. Apesar desse longo período, a situação de discriminação racial no país – somada à desigualdade e pobreza material dos negros – continua a ser um problema que se encontra longe de solução.

A compreensão a respeito das interpretações e do desenrolar das desigualdades raciais no período, principalmente a relação entre o racismo e as políticas públicas são de grande importância para se qualificar e entender a situação atual dos negros no país.

Para tanto se mostra na primeira parte uma breve discussão a respeito da emergência e reprodução das interpretações que são desenvolvidas no Brasil para as desigualdades raciais, desde o período da colonização até hoje. Mostrando que o racismo está fortemente relacionado à escravidão e que ganha status discursivo após a abolição.

icon pdf

Acesse o PDF