Logo Ipea
Indicadores de desigualdade racial foram tema de debate PDF Imprimir

Técnico do Ipea participou de evento promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

O técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Rafael Osório foi um dos convidados do primeiro encontro da série Rodas de Conversa de 2012. O evento promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) ocorreu nesta sexta-feira, 29, em Brasília. O pesquisador do Instituto participou do debate Análise de Indicadores de Desigualdade Racial no Brasil, que teve como palestrante Marcelo Paixão, coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O secretário-executivo da SEPPIR, Mário Lisboa Theodoro, também esteve presente à mesa.

Em sua exposição, o pesquisador da UFRJ apresentou o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, uma publicação organizada pelo Laeser, cujo objetivo é analisar a evolução das assimetrias de cor ou raça e grupos de sexo no Brasil. De acordo com Marcelo, o eixo temático desta edição, referente ao período 2009-2010, é a Constituição Federal de 1988 e a evolução das assimetrias de cor ou raça e gênero desde o momento da sua promulgação. O estudo deu especial atenção a determinados dispositivos constitucionais que tratam dos direitos sociais coletivos da população brasileira.

Para Rafael Osório, a despeito dos avanços sobre gênero e raça, a situação muda muito pouco ou ao menos não muda na velocidade desejável. “O bom é que hoje já há informações para que possamos fazer análises das políticas e sistemas de monitoramento voltados para esse seguimento”, destacou, acrescentando que é necessário o país avançar no debate.

O projeto Rodas de Conversa pretende trocar experiências, difundir conhecimentos, identificar problemas e discutir propostas. Os temas foram escolhidos a partir das diretrizes definidas no Plano Plurianual (PPA 2012/2015), documento que estabelece medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo federal. A previsão é que os encontros aconteçam mensalmente até dezembro deste ano.