Últimas notícias

As estimativas da dimensão da ocupação no turismo foram atualizadas com dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2019 em todos os contextos (Turismo com Coeficiente e Turismo sem Coeficiente). A série apresenta uma divisão temporal no ano de 2015 para o Contexto Turismo com Coeficiente em virtude das mudanças metodológicas das pesquisas do IBGE (Pnad e Pnad Contínua).

Os coeficientes turísticos, construídos pelo Ipea, a partir de pesquisas de campo, têm a função de separar atendimento a turistas de atendimento a residentes (veja a aba, nesta página que trata sobre a Base Turismo). Contudo, a última pesquisa foi realizada em 2010. Há, portanto, uma defasagem bastante acentuada em relação à última publicação da RAIS. Daí, optou-se por não atualizar as estimativas da ocupação no turismo para os anos recentes (2020, 2021 e 2022) para não se incorrer em vieses decorrentes de mudanças estruturais na economia.

O Extrator de Dados do Ipea também apresenta dados referentes ao Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSC), o portal de dados sobre as aproximadamente 400 mil OSCs em atuação no país. Um dos principais objetivos do Mapa é, por meio deste Extrator, informar mais e melhor sobre o universo das OSCs, fomentar pesquisas neste tema e qualificar as políticas públicas implementadas em parceria com as organizações.

O Extrator de Dados resultou de uma cooperação técnica entre o Ipea, o Ministério do Turismo e a Codeplan/DF, voltada à realização de estudos e pesquisas sobre o setor de turismo. A nova ferramenta de divulgação dos dados do Sistema de Informação sobre o Mercado de Trabalho do Setor Turismo – SIMT foi apresentada no dia 4 de dezembro de 2014, na sede do Ipea.

O Extrator é um sistema desenvolvido inicialmente pela Assessoria Técnica do Ipea – Astec/Ipea, com módulo voltado à divulgação dos dados do SIMT, mantido pela Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais – Dirur/Ipea.
Para acessar esses dados é necessário entrar na aba "Bases" e escolher "Turismo", onde estão as informações sobre o projeto, dados, metodologia, glossário/variáveis disponíveis e os passos para utilizar a ferramenta.

Para minimizar problemas na utilização das informações e assegurar a compreensão dos dados apresentados, é importante que o usuário leia previamente as informações referentes à base de dados Turismo, disponível neste site.

As estimativas referem-se a oito Atividades Características do Turismo – ACTs, que contemplam a maior parte dos gastos dos turistas: alojamento, alimentação, transporte terrestre, transporte aéreo, transporte aquaviário, aluguel de transporte, agência de viagem e cultura e lazer.