Bases

O Ipea Extrator de Dados oferece acesso a diversas bases de dados. Veja abaixo mais detalhes (explicações, métodos de cálculo, entre outras informações).

PNAD

Objetivos

Como levantamento estatístico integrante do Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios da Fundação IBGE, a Pnad vem sendo realizada desde 1967 com os objetivos: de suprir a falta de informações acerca da população brasileira durante o período intercensitário e de estudar os temas insuficientemente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados pela referida instituição.

Origens

Na década de 60 havia carência de informações para planejar e acompanhar o desenvolvimento social, econômico e demográfico do Brasil. Os dados decenais disponíveis, oriundos dos censos demográficos, eram insuficientes e demasiadamente defasados no tempo, o que impossibilitava atender às demandas. A solução baseou-se em pesquisas por amostra de domicílios, tendo em vista que, além de possibilitarem maior controle das fases operacionais e significativa redução do tempo de execução e dos custos, permitiram a ampliação e o aprofundamento dos temas captados pelos levantamentos que investigam toda a população.

Estrutura

Ante a impossibilidade de investigar continuamente todos os temas de interesse, a Pnad foi estruturada em termos de pesquisa básica, pesquisas suplementares e pesquisas especiais. A pesquisa básica investiga, de forma contínua, os temas definidos como de maior importância para medir e acompanhar o nível socioeconômico da população: habitação e mão-de-obra; além de características demográficas e educacionais. As pesquisas suplementares aprofundam os temas permanentes e investigam outros assuntos de interesse que se interliguem com os da pesquisa básica. As pesquisas especiais abordam assuntos de maior complexidade, que exigem tratamento à parte da pesquisa básica, podendo até requerer um esquema de amostragem distinto.

Histórico

Implantada em 1967, a Pnad já abrangia a área compreendida pelas atuais regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal em sua pesquisa básica no final da década de 60.

O levantamento era realizado trimestralmente, até ser interrompido pela realização do Censo Demográfico em 1970. A partir de 1971, a pesquisa básica passou a ser realizada anualmente, sempre no último trimestre, tendo por referência a situação da população em 31 de setembro de cada ano. Em 1973, o levantamento já alcançava a amplitude que manteve até o final da década de 70: as atuais regiões Nordeste, Sudeste e Sul e a área urbana das regiões Norte e Centro-Oeste. Nos anos de 1974 e de 1975, a Pnad foi paralisada para a realização da pesquisa especial denominada Estudo Nacional da Despesa Familiar - Endef, de modo que a pesquisa básica só foi retomada em 1976. Em 1980, o levantamento foi interrompido mais uma vez, para a realização do Censo Demográfico. Ao ser reiniciada, em 1981, a pesquisa básica da Pnad já cobria todo o território nacional, exceto as áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, que representavam, em conjunto, cerca de 3% da população brasileira. Durante toda a década de 80, o questionário da pesquisa básica da Pnad permaneceu praticamente inalterado. A partir de 1987, foi introduzida a investigação da cor das pessoas e, de 1988 em diante, foram acrescentadas as indagações a respeito da existência de rádio e de televisão nos domicílios particulares permanentes. Em 1990, a Pnad foi realizada em caráter excepcional, em decorrência do adiamento do Censo Demográfico para 1991.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – 2012

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) investiga anualmente características gerais da população, como educação, trabalho, rendimento e habitação. E também outras, com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o país, como as de migração, de fecundidade, de nupcialidade, de saúde e de segurança alimentar.

O levantamento dessas estatísticas constituiu, ao longo dos 44 anos de realização da pesquisa, importante instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil.
No Brasil, nos anos em que há Censo demográfico, não há divulgação da PNAD.

Detalhes metodológicos

As PNADs disponibilizadas no Ipea Extrator de Dados estão divididas em 2 blocos: as que possuem dados das regiões rurais da região Norte (PNADs de 2004 até 2012), e as que não possuem esses dados (PNADs de 1992 até 2003).
Todas as bases estão deflacionadas pelo Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC/FGV), ajustado pela metodologia do Texto de Discussão n° 897, divulgado pelo Ipea. O valor presente das variáveis é o do ano de 2012 (deflator 2012 = 1). As variáveis disponibilizadas são derivadas de uma compatibilização realizada pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC, IPEA, Rio de Janeiro), que disponibilizou toda a metodologia utilizada.

Categorias e Variáveis

As PNADs disponibilizadas no Ipea Extrator de Dados possuem as seguintes Categorias e Variáveis