resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A juventude brasileira em questão

2008 . Ano 5 . Edição 42 - 15/04/2008

Luseni Aquino

O tema "juventude" vem ganhando grande visibilidade no debate público brasileiro. Pelo menos dois fatores explicam este fenômeno. De um lado, o fato de que cerca de 51 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos convivem hoje com questões especialmente dramáticas. Observe-se, por exemplo, que aproximadamente 31% deles vivem em famílias com renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo, tendo comprometidos sua qualidade de vida, seu desenvolvimento e suas oportunidades de inserção social. Dos jovens de 18 a 19 anos, cerca de 22% estão fora da escola sem terem sequer completado o ensino fundamental, obrigatório segundo a Constituição brasileira. Quase a metade dos jovens de 18 a 24 anos e cerca de 30% do grupo de 25 a 29 são empregados sem carteira ou trabalhadores não-remunerados, portanto, sem acesso a garantias sociais e trabalhistas. A vitimização fatal por agressões violentas (acidentes de trânsito e homicídios) é responsável por uma taxa de mortalidade entre os homens de 18 a 24 anos quase 70% superior à da população em geral.

Se a gravidade de problemas como esses vem despertando o interesse da sociedade brasileira pela temática juvenil, outro fator decisivo é a própria mobilização dos jovens em prol dos seus direitos. Consolidada ao longo da década de 1990, essa mobilização ancora-se nas organizações e grupos de jovens com atuação em campos diversos, que extrapolam os tradicionais espaços estudantil e político-partidário e atingem também os da produção cultural, da ação comunitária, do ativismo ambiental, da criação de estratégias inovadoras de geração de renda etc. A partir das dificuldades enfrentadas e das potencialidades desenvolvidas nesses espaços, surgem necessidades e demandas específicas de uma juventude que ganha valor em si mesma - e não apenas como fase preparatória para a vida adulta ou etapa crítica do ciclo de vida - e reivindica "políticas de juventude" capazes de aliar a cobertura em relação às situações de risco social com a construção de múltiplas oportunidades de inserção dos jovens nas esferas da vida nacional.

A mobilização social e política dos jovens, aliada aos compromissos assumidos pelo país em meio às grandes articulações internacionais para o enfrentamento dos desafios da juventude - no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos países ibero-americanos -, impulsionou a criação, pelo governo federal, em 2005, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), carro-chefe da política nacional voltado para jovens entre 18 e 24 anos fora da escola e do mercado de trabalho. Em 2007, a estratégia foi reformulada, com os objetivos de ampliar a integração entre as ações e aumentar a escala de cobertura do Projovem (agora incluindo os de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental, não trabalham e vivem em domicílios com renda per capita de até meio salário mínimo).

Não obstante os avanços na inserção da temática juvenil na agenda federal, o atual desafio para o país é o de ampliar consideravelmente o escopo da Política Nacional de Juventude, beneficiando com efetividade todas as juventudes brasileiras. Ademais, cumpre envolver, de maneira cada vez mais próxima, outras instituições e políticas na atuação integrada em torno das questões que afetam os jovens, pois o seu enfrentamento requer atuação multissetorial horizontalmente articulada. Importante contribuição para esse debate é a realização da 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, em abril deste ano, reunindo vários segmentos das juventudes brasileiras. Este e outros mecanismos de gestão e de participação social são cruciais para aprimorar a atenção ao público jovem, tarefa da qual depende, hoje, a provisão adequada de bens e serviços aos nossos jovens e, no médio e longo prazos, o próprio desenvolvimento do país.


Luseni Aquino é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334