resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Uma pesquisa domiciliar e nacional

2007 . Ano 4 . Edição 37 - 10/11/2007

Sergei Suarez Dillon Soares

Políticas públicas feitas sem informação não passam de boas intenções e a história da humanidade está repleta de tragédias resultantes de boas intenções. O conhecimento é insumo insubstituível para planejar qualquer ação, em particular a governamental. Isto é tão válido para as políticas sociais como para qualquer outra política pública e se reflete nos sistemas de informação montados por cada área para melhorar seu planejamento. Saúde, educação, previdência e trabalho, entre outros, contam com bons sistemas de informações que auxiliam gestores a tomar decisões e os cidadãos a fiscalizá-las.

A política pública, no entanto, é mais que a soma de políticas setoriais e seus sistemas de informação precisam refletir isto. Não basta, por exemplo, o Ministério da Educação (MEC) saber que a taxa de repetência é alta. É importante saber para quem é alta e por que é alta. São os pobres que sofrem com a repetência ou será este um mal que aflige todos os brasileiros? A repetência ataca lares cujos chefes se encontram desempregados com especial virulência? Qual a relação entre o estado de saúde dos irmãos de um menino e sua chance de se encontrar em defasagem idade-série?

Perguntas como estas requerem respostas que não podem ser fornecidas apenas pelos sistemas de informações setoriais, mas exigem pesquisas que enfoquem a população brasileira de diversos ângulos simultaneamente. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foi iniciada em 1976 com este propósito, e nas últimas três décadas tem oferecido uma riqueza de informações para o desenvolvimento da nação (a primeira pesquisa data de 1967, porém tinha em comum com a Pnad de hoje apenas o nome, era trimestral e cobria só as regiões metropolitanas).

Além de subsidiar o processo decisório das políticas públicas,os dados da Pnad também embasaram centenas, se não milhares, de artigos, livros, teses e dissertações sobre a realidade brasileira. Finalmente, a divulgação da síntese de indicadores da Pnad a cada ano oferece um retrato da evolução das condições sociais no país e embasa debates na mídia e na sociedade brasileira sobre os rumos que estamos seguindo.

A pesquisa conta com vários elementos que têm permanecido constantes ao longo dos 30 anos completados com a divulgação da Pnad 2006. Primeiro, é uma pesquisa domiciliar, ao contrário de outras pesquisas que têm a empresa ou a escola como unidade básica de análise.

Segundo, a Pnad é uma pesquisa amostral, o que quer dizer que usa as propriedades estatísticas de grandes populações (como a brasileira) para fazer inferências com alta precisão a partir de algumas centenas de observações. A maior limitação imposta pelo fato de ser amostral é que não se podem fazer inferências sobre áreas menores que um estado ou região metropolitana. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem que freqüentemente explicar para prefeitos de todo o Brasil que a Pnad não oferece informações sobre seus municípios.

Terceiro, é uma pesquisa nacional. A área rural da região Norte entrou no esquema amostral apenas na pesquisa de 2004. No entanto,apenas 1,8% da população brasileira vive nesta vasta região, o que quer dizer que a Pnad pode ser considerada como, de fato, uma pesquisa nacional.

Já a principal mudança tem sido o questionário, cuja evolução vem acompanhando a complexidade crescente da sociedade brasileira. Após um período de questionários bastante variáveis de 1976 a 1979, foi elaborado em 1981 um questionário básico que foi mantido até 1990, e questionários suplementares que variam a cada ano.

Em 1992, o questionário básico foi reformulado, de duas páginas para 61 páginas, cobrindo as áreas de características físicas e de composição do domicílio, migração, educação, trabalho infantil, trabalho, rendimento e fertilidade. Os questionários suplementares têm coberto diversas áreas do conhecimento. Ou seja, a Pnad, com uma extensa folha de serviços prestados à nação, cujas características básicas permanecem inalteradas, tem evoluído para dar conta das necessidades de autoconhecimento de uma sociedade cada vez mais complexa.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334