resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Crescimento e mudança na siderurgia

2006. Ano 3 . Edição 26 - 1/9/2006

Stephen Cooney

Há duas palavras que explicam o renascimento do setor siderúrgico global após a crise do final dos anos 1990 e início dos anos 2000: consolidação e China. Em 2004 e 2005, a indústria experimentou elevação de preços e lucros. A produção mundial alcançou mais de 1 bilhão de toneladas métricas por ano. Os resultados deveram-se, principalmente, ao rápido crescimento da produção chinesa. Em outras áreas, a consolidação de empresas tem possibilitado o controle da oferta - e, assim, de preço e lucratividade. Foi-se o tempo em que produtores mantinham suas usinas funcionando, mesmo perdendo dinheiro, e consumidores encontravam produto barato no mercado spot.

O líder do processo de consolidação é Lakshmi Mittal, um indiano que não produz aço na Índia. Começou comprando estatais pelo mundo afora e modernizando gerência, tecnologia e relações de trabalho para torná-las lucrativas. Adquiriu o controle de usinas de baixo custo que ampliaram seu acesso ao mercado europeu. Entrou no México e, em 2005, nos Estados Unidos. Seu mais dramático movimento foi a união à Arcelor. Entretanto, a Arcelor-Mittal controla menos de 10% da produção mundial. E não tem usinas na China - um gorila de 400 milhões de toneladas na sala da siderurgia global.

Investidores estrangeiros não podem ter mais de 49% de siderúrgicas chinesas. Apenas a Shanghai Baosteel figura entre as dez maiores do planeta. Mas, no ranking das 120 maiores do International Iron and Steel Institute, 60% estão plantadas na China. O governo chinês pretende modernizar e fortalecer o setor, e consolidar dois ou três grupos capazes de produzir entre 50 milhões e 100 milhões de toneladas anuais, além, talvez, de meia dúzia de companhias de médio porte. Segundo um estudo recente denominado “China Syndrome”, financiado pela indústria dos Estados Unidos, o modelo inclui altos níveis de participação estatal (o governo detém 80% da Shanghai Baosteel, por exemplo), subsídio à matéria-prima e câmbio baixo. Em 2002, países produtores de aço, sob os auspícios da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), tentaram banir os subsídios do setor. Fracassaram.

“Para competir no mercado global em processo de consolidação, as empresas brasileiras de ferro e aço terão de investir nos principais países industriais ou envolver-se nos planos de grupos maiores”


O centro do mercado no hemisfério ocidental é a América do Norte, e assim tende a permanecer indefinidamente. Os Estados Unidos são os maiores produtores de aço das Américas (cerca de 100 milhões de toneladas anuais) e também os maiores importadores (mais de 30 milhões de toneladas por ano) - mas o aço vem, principalmente, do México e do Canadá. Os três países juntos produziram 11% do total mundial em 2005. As siderúrgicas dos Estados Unidos se defendem contra as importações. São responsáveis por cerca da metade das reclamações antidumping e das medidas de cotas e contrapartidas em vigor no país. Usinas semiintegradas (mini-mills), de onde saem 60% da produção, têm sido consolidadas por duas marcas. Uma é a Nucor Steel, que em 2002 se tornou a número 1 do país, derrubando a U. S. Steel do posto. A outra é a Gerdau, do Brasil, que está entre as quatro maiores da região e é a 14. ª do mundo. A velocidade de suas aquisições, no entanto, teve um custo. A Gerdau tem hoje nos Estados Unidos várias usinas com contratos trabalhistas em aberto, cuja negociação é lenta e difícil. Numa siderúrgica do Texas, chegou a manter os trabalhadores afastados das máquinas por um ano. Sem acordo, desistiu da tática. Outras brasileiras, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), líder global no fornecimento de ferro, têm procurado investir no mercado americano. O Brasil é um produtor importante, mas secundário. Foi o terceiro maior exportador de aço para os Estados Unidos em 2005. Perdeu espaço em 2006.

A mensagem é clara. Fora da China, companhias “nacionais” focadas no mercado doméstico estão caindo de moda. Para competir no mercado global em processo de consolidação, as empresas brasileiras de ferro e aço terão de investir nos principais países industriais ou envolver-se nos planos de grupos maiores.


Stephen Cooney é especialista em indústria do serviço de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos. As idéias expressas neste artigo não representam a posição ou a política oficial do Congresso norte-americano, de seus membros ou do Congressional Research Service

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334