resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Prêmio Ipea-Caixa 2004 - Talentos reconhecidos

2004. Ano 1 . Edição 4 - 1/11/2004

Um estímulo para que os pesquisadores discutam soluções para o desenvolvimento econômico e social sustentado.
 

por Pedro Ivo Alcantara, de Brasília

noticias-30-ImagemNoticiaJovens pesquisadores foram incentivados pelo prêmio Ipea/Caixa a desvendarem os caminhos do desenvolvimento do país.

Não é de hoje que a discussão e análise de problemas fundamentais para que o Brasil atinja um estágio de crescimento economicamente promissor e socialmente sustentável permeiam os debates público, acadêmico e político na sociedade brasileira. Para fomentar a busca de soluções, o Ipea, em uma parceria com a Caixa Econômica Federal e com o apoio operacional da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Economia (Anpec), premiaram em outubro 14 monografias, entre 473 inscritas por estudantes universitários e profissionais de diversas áreas de atuação. Os trabalhos são relativos a temas ligados à realidade brasileira: A Superação das Desigualdades, Os Desafios das Políticas Sociais e O Desafio do Crescimento Econômico.

O Prêmio Ipea-Caixa 2004 distribuiu 112,5 mil reais para os dois primeiros colocados em cada um dos três temas, divididos ainda nas categorias Estudantes de Graduação (5 mil reais para o primeiro lugar e 2,5 mil reais para o segundo) e Demais Profissionais (20 mil reais para o vencedor e 10 mil reais para o segundo colocado). "Esta é certamente uma das maiores premiações em concursos de monografias do país", diz Reynaldo Fernandes, presidente da Comissão Julgadora e diretor-geral da Esaf. Além disso, foram reconhecidas com menções honrosas outras quatro monografias consideradas de alta qualidade pelo corpo de jurados.

O Prêmio, que marcou as comemorações de 40 anos de criação do Ipea, alcançou um resultado bastante positivo não apenas pelo elevado número de inscrições mas também pela alta qualidade dos trabalhos apresentados. Foram submetidos à banca examinadora, composta por nove jurados, todos destacados especialistas nos campos social e econômico, trabalhos de diversas áreas do conhecimento acadêmico provenientes de 22 estados - somente Acre, Amapá, Roraima e Rondônia não tiveram representantes. Entre os premiados, estavam autores de Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. "A grande representatividade demonstra a importância desse tipo de iniciativa, que atrai pesquisadores", diz Jorge Arbache, professor-doutor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e um dos jurados.

ESSÊNCIA "Um aspecto muito positivo é que a maioria dos trabalhos inscritos está preocupada com a essência do problema e não somente com questões metodológicas, como é comum acontecer", diz Hamilton Tolosa, professor-doutor da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, e membro da comissão julgadora. A abordagem e a variedade dos assuntos escolhidos envolveram um bom grau de transversalidade entre vários dos tópicos relativos ao desenvolvimento, com bom potencial de aproveitamento na elaboração de políticas públicas locais e nacionais.

Um exemplo dessa capacidade de unir a teoria e a prática é o estudo político de Marcos José Mendes, doutor em Economia e consultor legislativo do Senado Federal, em Brasília. A pesquisa feita por ele analisa os fatores que levam os eleitores a reeleger ou não os prefeitos de suas cidades. A pesquisa foi feita com a estrutura da consultoria legislativa e enviada para utilização dos senadores, além de ter sido disponibilizada ao público no site do Senado. Como parte da premiação, o Ipea e a Caixa vão publicar nos próximos meses um livro com as monografias vencedoras. (veja resumos dos trabalhos na pág. 66)

O evento de entrega das premiações contou com a presença dos ministros da Fazenda, Antonio Palocci, do secretário geral da Presidência, Luiz Dulcci, do secretário de Comunicação do governo, Luiz Gushiken, da secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Matoso, e do presidente do Ipea, Glauco Arbix, além do diretor-geral da ESAF. Na solenidade, que aconteceu no dia 14 de outubro no Palácio do Planalto, registrou-se outra boa notícia para os pesquisadores. Segundo o presidente da Caixa, Jorge Matoso, o prêmio continuará a ser concedido. "Esperamos atrair muito mais trabalhos nas próximas edições", disse.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334