resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
As tecnologias sociais e a imprensa

2006. Ano 3 . Edição 25 - 3/8/2006

Guilherme Canela

Conceito complexo e intrigante é o desenvolvimento. Assim como ocorre com alguns outros,do mundo social,político e econômico, não é possível visualizar uma definição única quando ele está em foco.Somos compelidos a utilizar qualificadores: falamos em desenvolvimento econômico,desenvolvimento social, desenvolvimento humano, desenvolvimento local.Cada um desses pares representa uma idéia específica; além de contextos histórico, político, econômico e cultural próprios. Define também distintos objetivos a alcançar,diferentes formas de mensuração, atividades-meio igualmente diversificadas - isso além de justificativas teóricas que podem se mostrar até mesmo antagônicas.

Ocorre algo semelhante no universo das tecnologias. Elementos centrais na condução dos mais variados modos de produção e de organização da vida social,as tecnologias não podem ser pensadas sem qualificadores.Desse modo,as tecnologias sociais são distintas das convencionais.

Não é mera coincidência a semelhança entre a construção dos conceitos de tecnologia e de desenvolvimento. A passagem humana por esse planeta esteve quase sempre atrelada a um poderoso câmbio tecnológico: Idade da Pedra,Idade dos Metais, invenção da escrita,grandes navegações,máquina a vapor,bomba nuclear,microchip são alguns dos casos mais sintomáticos.

A decisão de que qualificador atribuir a uma tecnologia (limpa ou não,por exemplo) pode ser o fiel da balança para alcançarmos uma definição de desenvolvimento (sustentável ou de outro tipo). Portanto,é central ficar claro que o contexto político de adoção de uma ou outra estratégia tecnológica importa - e muito - para o modelo de desenvolvimento que se pretende perseguir. O conceito de tecnologias sociais ganha corpo nesse cenário; e tendo em mente,por um lado, as profundas desigualdades sociais e,por outro,a pujante criatividade da população - que demarcam nações como a brasileira.

Segundo a recém-criada Rede de Tecnologia Social, esse tipo de processo "compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis,desenvolvidas na interação com a comunidade e que devem representar efetivas soluções de transformação social". Os parâmetros orientadores da construção de uma tecnologia social são ainda mais contundentes. Sustentabilidade,participação e atribuição de poder às comunidades envolvidas,baixo custo, consideração da cultura local, escala - elementos que sinalizam que o caminho trilhado pelo(s) modelo(s) de desenvolvimento adotado(s) pelo Brasil nos últimos anos teriam sido outros se fossem as tecnologias sociais realmente o centro da política de C&T instituída.

"A adoção de uma estratégia tecnológica importa para o modelo de desenvolvimento que se pretende perseguir. O conceito de tecnologias sociais ganha corpo nesse cenário, tendo em mente as profundas desigualdades e, por outro lado, a pujante criatividade dos brasileiros"


Portanto, alavancar o debate ao redor das tecnologias sociais é,em grande medida, alimentar ampla discussão sobre o modelo de desenvolvimento que queremos.A difusão massiva e democrática do conhecimento sobre estratégias-modelo - algumas hoje bastante divulgadas,como o soro caseiro, as cisternas do semi-árido,os sistemas de microcrédito e os procedimentos de economia solidária - representa a pavimentação de um caminho salutar para o desenvolvimento local.

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), a Fundação Banco do Brasil e a Petrobras entendem que a imprensa pode desempenhar papel protagônico nesse contexto:agendar a questão de forma crítica e plural,cobrando,dos mais diversos atores,políticas com amplitude e profundidade.

Pesquisa realizada por essas três instituições, com cerca de 60 jornais de todo o país, apontou que o debate a respeito do tema ainda é tímido,para não dizer rarefeito.As associações com o desenvolvimento são escassas e/ou irregulares e não se avança muito para além da cobertura de projetos e eventos.

Em breve, essa parceria culminará no lançamento de um livro que trará uma reflexão sobre as tecnologias sociais, com base nas mais variadas matizes,tendo como fio condutor as redações e as fontes de informação. Fica, então, o convite à reflexão: que desenvolvimento queremos, quais as ferramentas para alcançá-lo e qual o papel da imprensa nesse debate?


Guilherme Canela é coordenador de relações acadêmicas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334