resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Calamidade, crise e desafios

2006. Ano 3 . Edição 24 - 7/7/2006

Helder Ferreira

Nos últimos 30 anos, a segurança pública tem merecido cada vez mais atenção popular, devido ao crescente número de casos de violações e ameaças à vida, à integridade física, à liberdade e aos bens dos cidadãos. Em termos econômicos, o custo do crime e da violência, incluindo despesas com segurança, justiça, saúde e perdas patrimoniais e intangíveis, é estimado em 10, 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A situação fica mais clara quando se observa a vitimização gerada pela violência: 1) Em 2004, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde, foram registrados 48. 473 homicídios, que levaram à taxa de 26, 7 homicídios por 100 mil habitantes. Numa comparação com outros 86 países, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação brasileira só seria menos grave do que a de Colômbia, El Salvador, Rússia e Sri Lanka; 2) Segundo pesquisa de vitimização do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud), de 2002, 35% dos entrevistados foram vítimas de algum tipo de crime em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Vitória nos 12 meses anteriores à consulta.

Historicamente, para resguardar os direitos individuais e a ordem social, e para punir os infratores, foram constituídas as polícias, a justiça criminal e o sistema penal. No entanto, esse modelo está em crise no Brasil. Entre outros motivos porque a criminalidade violenta cresceu fortemente nos últimos trinta anos. Saltou de 11, 7 para 26, 7 homicídios por 100 mil habitantes entre 1980 e 2004. Também porque a impunidade é alta. Nos casos de assassinatos, vários estudos apontam que menos de 5% dos casos terminam com alguma punição. Por fim, apesar dos investimentos constantes em criação de vagas no sistema penal, segundo dados de dezembro de 2005, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o déficit nas penitenciárias era de 90. 360 vagas, ou seja, para cada duas vagas havia três presos. A situação era ainda pior nos casos sob a custódia da polícia: para cada vaga havia sete presos. Além disso, a tendência do déficit é crescente, pois sua capacidade aumenta em ritmo menor do que o de ingresso de presos no sistema. O poder do Estado de financiar esse modelo está comprometido, entre outras coisas, porque faltam recursos para treinamento das polícias e manutenção dos espaços físicos e equipamentos; os salários dos policiais da base são considerados baixos pelos especialistas; e faltam aos presos, de maneira geral, desde atividades de reinserção social até condições básicas de sobrevivência.

Diante da grave situação, nos últimos quinze anos o governo federal tem se voltado para o problema, em grande parte, considerado responsabilidade do Estado. São importantes marcos, nesse sentido, a criação do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), em 1994;da primeira Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em 1995; do Fundo Nacional de Segurança Pública, em 2001; e a elaboração de dois Planos Nacionais de Segurança Pública. No governo atual, começou-se inovando com a proposta de implantação de um Sistema Único de Segurança Pública, com custeio de planos de prevenção da violência dos municípios e com propostas de reformas no Judiciário. No entanto, projetos de reformas na segurança pública, como a desconstitucionalização das polícias, não foram encaminhados ao Legislativo. As razões para isso incluem os riscos inerentes a uma área em que faltam consensos básicos entre os atores políticos e na qual a urgência parece superar o tempo necessário para a colheita de resultados duradouros.

De qualquer forma, ainda não se pode notar mudança no foco tradicional de "produção de presos"nas ações do governo federal, em que pese inovações, dada a prioridade dos gastos nas polícias Federal e Rodoviária Federal. Com tantas instituições voltadas para a identificação, investigação, detenção, ao julgamento e à prisão de infratores, além do forte apoio popular e da mídia às propostas de aumento dos gastos em construção de novas penitenciárias de segurança máxima, o Estado brasileiro tem grandes dificuldades para atuar de forma coordenada, numa política integrada e ampla, de prevenção da violência para além da repressão, que atue sobre os fatores de proteção e de risco em relação à violência e que priorize as penas alternativas à prisão.


Helder Ferreira é pesquisador do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334