resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Degraus de oportunidades: redefinindo o possível

2006. Ano 3 . Edição 21 - 4/4/2006

Luis Alberto Moreno

À primeira vista, os números parecem compor um quadro encorajador. Nas economias da América Latina e do Caribe, o desempenho macroeconômico é o melhor registrado em 30 anos. O crescimento é forte, o endividamento caiu e o investimento direto está em ascensão. Inflação e déficits orçamentários estão sob controle. Os mercados de ações estão em alta. Esse desempenho, no entanto, não resultou em benefícios para a maior parte da população da região. De fato, a desigualdade de renda e o número de pessoas que vivem na pobreza são maiores, hoje, do que eram em 1960.

Por que as vantagens do crescimento falharam em alcançar a maioria da população latino-americana? A história nos ensina que os benefícios do sistema de mercado dependem da qualidade das instituições - as regras, as leis, os regulamentos que norteiam a atividade econômica. Onde essas instituições funcionam bem, as empresas privadas vinculam sua performance à valorização das capacidades humanas. Isso resulta em inovação e criação de oportunidades para todos. Quando as instituições são fracas ou deficientes, o sistema não tem como oferecer degraus de oportunidade ou colocar os bens ao alcance da maioria.

Em nossa região, disfunções do sistema legal e regulatório relegam muita gente ao setor informal, em que se gasta a vida trabalhando em negócios sem registro, em propriedades freqüentemente não legalizadas. Para os trabalhadores informais é difícil, se não impossível, construir uma companhia, assinar contratos ou poupar para a aposentadoria. Como resultado, raramente podem aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Para eles, não há dúvida, ser pobre custa caro. Além de instituições fortes e da ordenação legal, os trabalhadores e os pequenos empreendedores precisam ter uma vasta gama de habilidades para alcançar sucesso.

"Quando uma companhia oferece a um consumidor de baixa renda um serviço de qualidade a preço justo, seu objetivo de lucro não é incompatível com a justiça social"

Aos que aspiram empreender, é essencial o acesso a treinamento em ferramentas básicas de administração, como contabilidade, marketing e tecnologia da informação. Negócios de maior porte requerem trabalhadores bem formados e recursos de pesquisa e desenvolvimento que universidades e escolas técnicas podem prover. Uma economia de mercado em bom funcionamento cria incentivos para que companhias atendam mesmo aos cidadãos mais pobres. A América Latina ainda tem muito a aprender nesse sentido. Abriga um enorme contingente de pessoas de baixa renda ávidas por pagar por produtos e serviços que supram suas necessidades.

Embora esse mercado se caracterize pela baixa renda e por reduzida produtividade, permanece inexplorado e potencialmente lucrativo em áreas como bens de consumo, construção civil e serviços. Quando uma companhia oferece a um consumidor de baixa renda um serviço de qualidade a preço justo, seu objetivo de lucro não é incompatível com a justiça social. Os governos latino-americanos deveriam buscar maneiras de assegurar que o setor privado tivesse um papel mais ativo no atendimento às carências dos pobres.

A necessidade de parceria entre as esferas pública e privada nunca foi tão grande. Em junho deste ano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento promoverá uma conferência cuja proposta é buscar novos caminhos para a multiplicação de oportunidades e para o fortalecimento da democracia financeira entre os menos privilegiados. Não podemos continuar a excluir a maioria dos cidadãos dos frutos do crescimento econômico - a escada das oportunidades deve se tornar acessível a todos.


Luis Alberto Moreno é presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334