resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A insustentável trajetória do investimento

2004. Ano 1 . Edição 4 - 1/11/2004

"Para transitar para o crescimento sustentado é necessário substituir as exportações líquidas pelo investimento e pelo consumo domésticos, como fontes de dinamismo"

Ricardo Carneiro

Um olhar sobre a evolução do investimento na última década revela aspectos peculiares na sua dinâmica. Para além do seu baixo patamar, evidencia-se a sua instabilidade. O padrão revelado é o de ciclos de expansão com duração e variação cada vez menores, caracterizando-se assim a insustentabilidade. Por isso, a recente recuperação da economia brasileira tem ensejado um debate sobre a perenidade da retomada, cujo requerimento seria a ampliação, em bases duradouras, do patamar de investimentos. Para examinar essa possibilidade cabe considerar os traços dessa recuperação e o papel da política macroeconômica.

Nos determinantes do crescimento, sobressai-se a centralidade das exportações líquidas, resultante do seu crescimento após 2002 a taxas em torno de 25% ao ano, e da contração das importações. A partir desse impulso engendrou-se, em 2004, a ampliação do investimento e do consumo das famílias. O curioso não é o fato das exportações líquidas terem implicado a elevação do gasto interno, mas o seu retardamento ante um impulso de tal magnitude. Em boa medida isso resultou da política macroeconômica contracionista do período 2002/2004.

Há consenso sobre a necessidade de se ampliar o investimento para dar sustentação à incipiente retomada. Menos ênfase é dada a outro fator de grande relevância: o aumento do consumo das famílias. Um e outro expressam a importância do mercado interno cujo papel sobressai-se numa economia continental como a brasileira. Assim, para transitar para o crescimento sustentado é necessário substituir as exportações pelo investimento e pelo consumo domésticos, como fontes de dinamismo. Os obstáculos ao aumento do investimento decorrem da incerteza sobre a trajetória da economia associada a fatores estruturais (vulnerabilidade externa e dívida pública) amplificados pelo manejo da política macroeconômica. Num quadro de instabilidade estrutural, a política macroeconômica, ao privilegiar a obtenção de taxas de inflação muito baixas e a redução da dívida pública, minimiza elementos de incerteza, mas recria-os noutro plano.

A volatilidade da taxa de câmbio introduz uma série de inseguranças na decisão de investimento. Para o conjunto das atividades exportadoras ela significa uma ampliação na imprevisibilidade das receitas. Nos segmentos que possuem alta competitividade, como o agronegócio, isso não representa maior dificuldade. Para a exportação de manufaturados, em que a competição é mais acirrada, implica em maior risco e cautela na decisão de investir. No caso do investimento direto estrangeiro, as flutuações afetam, em simultâneo, as receitas e o valor do investimento, tornando-o ainda mais arriscado.

Taxas de juros elevadas são um poderoso desestímulo à ampliação do investimento. O aspecto principal a destacar é a noção de custo de oportunidade. No caso brasileiro oferece-se taxas de juros elevadas em títulos de alta liquidez e baixo risco que constituem uma alternativa ao investimento produtivo. Ademais, os juros altos encarecem o crédito e reduzem os impactos das antecipações de gasto sobre a demanda.

Outro aspecto da política macroeconômica diz respeito à tentativa de reduzir a dívida pública através da obtenção de elevados saldos primários e da eliminação do déficit operacional. Além do caráter contracionista dessa política, cabe assinalar o crescente sacrifício do investimento público, visível na deterioração da infra-estrutura, cuja ampliação constitui um dos principais requisitos para a assegurar o crescimento sustentado. Dada a natureza do setor, dificilmente a ampliação dos investimentos será realizada sem uma decisiva participação pública, o que é contraditório com a atual magnitude do saldo primário.


Ricardo Carneiro é professor do Instituto de Economia e Diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da UNICAMP

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334