resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro n° 88

 

2016 . Ano 13 . Edição 88 - 23/11/2016

CLIMA

Brasil e Argentina estreitam laços ambientais

rd88giro-img001

 

Ações de enfrentamento às mudanças climáticas são pauta comum entre os governos do Brasil e da Argentina. Os países estão em negociação para definir o papel de cada um em acordo climático que aproximará ainda mais as relações entre essas nações. O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Sarney Filho, define a Floresta Amazônica como fundamental para as questões da mudança do clima tanto no que se trata dos recursos hídricos como em relação à biodiversidade encontrada nela. Brasil e Argentina pretendem continuar atuando em áreas como a Antártica, a biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos.

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________ 


ESTOCAGEM

Brasil aumenta a capacidade de armazenar grãos

rd88giro-img002

 

No segundo semestre de 2015, a capacidade de estocagem de grãos no país cresceu 3,3%, o que significa aproximadamente 166 milhões de toneladas de cereais armazenadas em 7.918 depósitos. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre de 2016, apontam ainda o crescimento de 0,8% no número de armazéns ativos; desses, 79,9% são de propriedades privadas e 17,4% pertencem a cooperativas de produtores, enquanto 2,1% estão em terras do governo. Mais da metade desses depósitos é destinada à agropecuária (28,6%) ou presta serviços de armazenagem (28,3%). O grão mais armazenado foi o milho, com 10,1 milhões de toneladas no segundo semestre do ano passado.

 

 

_____________________________________________________________________________________________


TRABALHO HUMANITÁRIO

Força Aérea realiza transporte de órgãos

rd88giro-img003

 

Em junho deste ano, a Presidência da República publicou o Decreto nº 8.783, que determina a disponibilização de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para missões específicas do Ministério da Saúde (MS), especialmente as solicitações feitas pela Central Nacional de Transplantes (CNT). O decreto assegura ainda que a FAB mantenha, permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave exclusivamente para essa finalidade. A primeira ação foi o transporte de um órgão humano entre as cidades de Salvador (BA) e Recife (PE).

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________


MONITORAMENTO

Drones utilizados pela Força Nacional

rd88giro-img004

 

A Força Nacional de Segurança Pública passou a utilizar drones – dispositivos voadores ativados por controle remoto – para monitorar os complexos penitenciários da região metropolitana de Fortaleza (CE). O uso dessa tecnologia permite que as tropas federais façam, por modo aéreo, o mapeamento de áreas e consigam identificar a movimentação dentro e fora de unidades prisionais. O recurso permitiu que uma fuga fosse evitada e o descobrimento de dois túneis em penitenciárias da região.

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________


SAÚDE

Adolescentes estão fumando mais

 

rd88giro-img005

 

Enquanto o número de fumantes adultos diminuiu 33,8%, nos últimos 10 anos, a idade de experimentação do cigarro caiu. Dados do Ministério da Saúde mostram que 18,5% (ou 1,8 milhão) dos adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos já experimentaram cigarro. As capitais com maior proporção de jovens fumantes são Campo Grande (26,8%), Porto Alegre (26,5%), Florianópolis (25,1%) e Curitiba (23,4%), e as com menos uso são Natal (14,8%), Teresina (14,6%), Salvador (12,5%) e Aracaju (12,2%). Outro dado mostra que adolescentes que não moram com os pais tiveram maior contato com o tabaco. Meninas estudantes de escolas públicas (5,7%) fumam mais do que as de escolas privadas (3,7%). 

No entanto, quando comparado com o ano de 2009, o estudo mostra que houve uma redução nesses números. Naquele ano, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) mostrou que 24% dos adolescentes de 13 a 15 anos, nas capitais brasileiras, já haviam tido ao menos um contato com o cigarro.

 

_____________________________________________________________________________________________


MEIO AMBIENTE

Práticas sustentáveis na Amazônia

rd88giro-img006

 

Agricultores, produtores e técnicos rurais da Amazônia e da Mata Atlântica receberão auxílio para reduzir as emissões de carbono e aumentar a sustentabilidade de suas propriedades.

O projeto Rural Sustentável, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o governo do Reino Unido, irá beneficiar 70 municípios e 3,5 mil pequenas e médias propriedades nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. O objetivo é auxiliar esses produtores a transformarem suas áreas em unidades demonstrativas de agricultura de baixo carbono, com tecnologias como a integração lavoura-pecuária‑floresta, a recuperação de áreas degradadas, o plantio florestal comercial e o manejo sustentável de florestas nativas.

 

_____________________________________________________________________________________________


CULTURA

Municípios aderem ao Sistema Nacional


rd88giro-img007

Com o objetivo de aprimorar a gestão cultural, 15 municípios brasileiros aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para a gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre a União, estados, municípios e a sociedade civil. 

Para fazer parte do sistema, o município ou estado precisa, entre outras coisas, providenciar um órgão gestor de cultura e um conselho de política cultural deliberativo, promover conferências e criar um plano estadual ou municipal de cultura. 

O SNC é uma das 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) a serem cumpridas até 2020. Dos 5.570 municípios brasileiros, 2.191 já faziam parte do SNC, além de todos os estados e o Distrito Federal.

Os mais recentes a aderirem ao sistema são: Arantina (MG), Canelinha (SC), Céu Azul (PR), Cocal do Sul (SC), Dionísio Cerqueira (SC), Dona Eusébia (MG), Figueirópolis D’Oeste (MT), Itaqui (RS), Leoberto Leal (SC), Sampoema (PR), Santa Mariana (PR), Santa Rita de Jacutinga (MG), São João do Arraial (PI), Tabuleiro (MG) e Tanguá (RJ).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334