resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea Nº88

 

2016 . Ano 13 . Edição 88 - 23/11/2016

MEIO RURAL

Mulheres atuam para a diminuição da pobreza

 

rd88giroipeaimg001

Um dos pontos importantes para a discussão sobre a pobreza rural é a questão de gênero. Isso pelo fato de que a participação feminina nas zonas rurais tem sido, nos últimos tempos, fator determinante para uma melhor qualidade de vida para a família. De acordo com Sergei Soares, do Ipea, nas áreas urbanas, 10% das mulheres em famílias ricas chefiam a casa. Já entre as pobres, esse número sobe para 20%. Sergei ressaltou também que, entre as famílias agrícolas, a pobreza tende a ser menor nas famílias chefiadas por mulheres. Esse dado foi apresentado em seminário realizado pelo Ipea e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) no qual foram analisados os impactos de políticas públicas para a redução da pobreza rural.

Outro fator apontado como importante para a diminuição da pobreza rural é o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

_____________________________________________________________________________________________ 


PEDAGOGIA

Educação é a saída para a redução de homicídios

rd88giroipeaimg002

 

A relação entre qualidade das escolas brasileiras e o número de homicídios nos municípios em que se localizam foi analisada por estudo do Ipea. 

A pesquisa aponta a educação como fator determinante para a redução dos assassinatos. Um dos principais pontos da análise mostra que a cada 1% a mais de jovens entre 15 e 17 anos que frequenta a escola, a diminuição na taxa de homicídios é de 2%. Há também uma focalização desses crimes.

Nos 81 municípios estudados, a concentração de homicídios se deu em poucos bairros. O Rio de Janeiro é um exemplo disso: 50% dos homicídios aconteceram em apenas 17 bairros. “Um quarto dos homicídios no país está localizado em 470 bairros”, destacou o autor do estudo, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Daniel Cerqueira.

 

_____________________________________________________________________________________________


PRESPECTIVAS

Brasil tem condições de voltar a crescer

rd88giroipeaimg003

 

Albert Fishlow, um dos maiores especialistas estrangeiros em economia brasileira e professor da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, participou, em junho, de uma conversa sobre a atual conjuntura econômica do Brasil com os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea e com o representante da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) no Brasil, Carlos Mussi.

Na opinião de Fishlow, o Brasil precisa ser reconstruído e isso necessitará de um forte planejamento da economia, “algo que foi perdido nos últimos anos”. Nesse sentido, o professor disse que o Ipea tem muito a contribuir, mas será preciso recuperar o prestígio e a capacidade de influenciar diretamente na elaboração dos planos econômicos, bem como na organização das políticas econômicas e fiscais. “Embora o Brasil não tenha alcançado a condição de economia desenvolvida, ainda confio que essa transformação poderá acontecer”, afirmou.

 

_____________________________________________________________________________________________

DEBATE

Seminário discute políticas de inovação

rd88giroipeaimg004

 

Quais os desafios e as oportunidades para os governos, locais e estaduais, criarem políticas de negócios em ciências voltadas para a solução de desafios do desenvolvimento local e com potencial de impactar no mercado mundial?

Esse foi um dos questionamentos lançados durante a oficina de trabalho internacional Creating local prosperity through world-class science based business development, realizada pelo Ipea e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

As análises e os casos de sucesso em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) foram apresentados pela diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), do Ipea, Fernanda De Negri. No livro Sistemas Setoriais de Inovação e Infraestrutura de Pesquisa no Brasil, recentemente editado pela Diset, um dos estudos aponta o sistema de inovação no setor aeronáutico do país como um dos exemplos de sucesso brasileiro. Essa indústria é considerada estratégica por gerar e se apoiar em uma engenharia altamente qualificada, base do processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação.

 

_____________________________________________________________________________________________


DESENVOLVIMENTO

Ipea debate desenvolvimento regional

rd88giroipeaimg006

A necessidade de o Brasil formular uma política nacional para o desenvolvimento regional levou o Ipea, por meio da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), a organizar, em Brasília, no início de agosto, a Oficina de Trabalho Elementos para uma Agenda de Estudos e Políticas para o Desenvolvimento Regional Brasileiro. 

O evento reuniu diversos especialistas em uma série de apresentações que servirão de base para a formulação de uma política nacional para o setor.

Nos últimos 10 anos, o Brasil passou por intensas mudanças nas políticas públicas sociais, fortalecimento institucional, relações internacionais, expansão das receitas tributárias, conjuntamente com a capacidade de o Estado levar à frente diversas outras políticas que impactaram o território. “Identificar e propor uma agenda de temas para a compreensão do desenvolvimento regional brasileiro, bem como para a formulação de políticas de desenvolvimento territorial, é o nosso objetivo”, explicou Aristides Monteiro, técnico de Planejamento e Pesquisa e organizador da oficina.

 

_____________________________________________________________________________________________

ACERVO

Biblioteca é reinaugurada

rd88giroipeaimg005

Após mais de um ano em reforma, a biblioteca do Ipea reabriu suas portas no início de julho. O espaço agora conta com salas coletivas, estantes deslizantes, novo mobiliário, cabines individuais, salas de estudo mais silenciosas e banheiros com acessibilidade a cadeirantes. “Conseguimos modificar toda a parte de instalação e softwares”, destacou a coordenadora, Lúcia Regina Pontes Lemos. A nova estrutura conta com 60 mil títulos disponíveis, com publicações nacionais e estrangeiras, além de software novo de gerenciamento da base de dados. “A preservação de um acervo de uma instituição de pesquisa é importante para que a gente conheça, efetivamente, o histórico do país. Temos aqui pesquisas desenvolvidas há 50 anos sobre o Brasil”, disse Elaine Coutinho Marcial, coordenadora‑geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Orçamento. A biblioteca está aberta durante os dias de semana, das 8h30 até as 17h, tanto para os funcionários do Ipea como para o público externo.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334