resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações - Edição 86

2015 . Ano 12 . Edição 86 - 28/03/2016

Globalização Contemporânea

rd84estante-img001

O mundo está cada vez mais globalizado e os mercados internacionais sempre mais próximos. As economias nacionais têm crescido bastante e aumentado a interdependência causando impacto nas decisões de governos e organizações tanto regionais quanto multilaterais. Esses fatores inspiraram a nona edição da série Brasil em desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas, que aborda os cenários de globalização na contemporaneidade e traz temas como investimentos estrangeiros, política externa, e apresenta discussões sobre a posição brasileira em relação aos regimes internacionais.

Mesmo com a evolução das exportações brasileiras, ainda é necessário investir em inovação, em especial, em segmentos de tecnologia, e definir políticas de competitividade no setor industrial. São elas que aparecem como motores para a melhoria estrutural do segmento.

 

__________________________________________________________________________


Desenvolvimento Humano é tema de série de artigos

rd84estante-img002

Um total de 5.570 municípios compõe o Brasil. A extensão do país não é novidade para ninguém, mas a materialização e as análises de políticas públicas cada dia mais têm demandado criatividade e inovação.

Depois de publicar a plataforma Atlas do Desenvolvimento Humano em parceira com o Ipea e a Fundação João Pinheiro, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou o Prêmio Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. A coletânea reúne estudos realizados com base em plataforma desenvolvida pelo Ipea (atlasbrasil.org.br) com o tema do desenvolvimento humano e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

A publicação envolve 11 artigos dos vencedores, nas categorias Desenvolvimento Humano nas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs), nos Municípios, nas Regiões Metropolitanas e nas Macrorregiões e Unidades Federativas. Na introdução do livro, o professor Ladislau Dowber (PUC-SP) chama a atenção para o salto socioeconômico que o Brasil deu nos últimos anos. Ele aponta como positivos o aumento da expectativa de vida em 10 anos e as 40 milhões de pessoas que saíram da extrema pobreza.

__________________________________________________________________________


Maior escolarização, menores salários

rd84estante-img003

Em tempos de crise econômica no Brasil, entender a evolução da produtividade do trabalho e do emprego é uma questão de elevada importância. Um dos fatores a serem levados em conta é o envelhecimento populacional. Utilizando microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1992 a 2009, os resultados da Carta de Conjuntura do Ipea de dezembro de 2015 mostram que, além do fator idade, a produtividade no trabalho se dá por ter havido no período maior escolarização entre as gerações mais novas e maior taxa de ocupação de jovens nos postos de trabalho. No entanto, nenhum desses dois fatores é suficiente para aumentar a renda dessa geração, que continua ganhando salários baixos para o nível de qualificação alcançado.

__________________________________________________________________________


Governos estaduais e aplicação de políticas públicas

rd84estante-img004

Desde a década de 1990, os governos estaduais convivem com o ajustamento ou redesenho das capacidades estatais, e com a definição da trajetória de desenvolvimento tanto em aspectos econômico-fiscais quanto político-institucionais.

Esses não são apenas fatos históricos. Em pleno 2010, essas restrições ainda impediam os estados de capturar estímulos vindos do ciclo de crescimento na economia brasileira. Em uma análise mais recente do caso de arranjos federativos, com foco no estado de Goiás, a publicação do Ipea Capacidades Governativas no Ambiente Federativo Nacional: Goiás (2000-2012), produzida pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Aristides Monteiro, apresenta reflexões no campo econômico-fiscal, social e institucional. Essas marcaram as políticas públicas no estado entre 2000 e 2012, com o objetivo de entender a participação dos governos no fracasso e no sucesso da realização de políticas públicas.

 

 


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334