resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro n° 81

2014 . Ano 11 . Edição 81 - 05/10/2014

rd81sec02img02

CONTRA O HIV

Diagnóstico

O Ministério da Saúde calcula que no Brasil 720 mil pessoas vivem com o HIV/AIDS, só 350 mil fazem tratamento e 150 mil sequer sabem que são portadoras do vírus. Em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o MS lançou uma campanha para incentivar a população a realizar o exame de diagnóstico precoce, única forma de identificar e tratar os doentes e evitar novas infecções.

_____________________________________________________________________________________________

PRÊMIO

Milton Santos será homenageado

rd81sec02img01

O geógrafo Milton Santos será homenageado, em 2016, pelo Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Nascido em 1926, na Bahia, Milton Santos fez sua trajetória acadêmica na Universidade Federal da Bahia e pós-graduação na Universidade de Strasbourg, na França. Foi também professor concursado da USP. A importância do geógrafo para o país se deu por meio de suas contribuições para o entendimento da configuração atual do território nacional e do processo de urbanização da América Latina e do Brasil. Organizado pelo Ministério da Integração, o Prêmio Celso Furtado tem como objetivo promover a reflexão em relação ao desenvolvimento regional brasileiro. Milton Santos morreu de câncer em 2001, aos 75 anos, em São Paulo.

_____________________________________________________________________________________________

JUSTIÇA

rd81sec02img03

Alternativas penais

O Ministério da Justiça vem realizando debates para discutir alternativas às penas dos presos temporários, com a finalidade de mantê-los vinculados à família e às comunidades onde vivem. Segundo pesquisa do Ipea, em parceria com o Ministério da Justiça, 37% dos réus presos provisoriamente não foram condenados no fim do processo e a maior parte dos presos nas varas criminais é de negros, enquanto os que permanecem nos juizados e recebem penas alternativas são brancos.

_____________________________________________________________________________________________

AGRICULTURA

Reunião no Chile

rd81sec02img04

Diretores de políticas agropecuárias de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai se reuniram no fim do ano em Santiago, no Chile, para a 34ª Reunião Ordinária da Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias (REDPA). Na ocasião, os diretores apresentaram o panorama agropecuário de cada país e avaliaram as atividades realizadas este ano, além de programarem as ações para 2015. Também participaram especialistas em água, solos e mudanças climáticas.

_____________________________________________________________________________________________

TURISMO

Brasil fica em primeiro lugar no ranking para 2015

rd81sec02img05

O Brasil foi eleito pelo site especializado ( skyscanner.com.br ) como o melhor destino entre os países emergentes para 2015. Dados do Ministério do Turismo apontam que, atualmente, 47% dos estrangeiros visitam o país em busca de lazer. Entre esses, 64% têm como principal interesse sol e praia, enquanto apenas 21% buscam ecoturismo e turismo de aventura. Apesar dessas preferências, o site mostra que o Brasil tem paisagens “incomuns” para o turismo, entre as quais a floresta amazônica, as igrejas de Ouro Preto (MG) e o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ).

_____________________________________________________________________________________________

CAPOEIRA

Patrimônio

rd81sec02img06

Agora reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, a tradicional roda de capoeira – mistura de dança, luta, esporte e arte – pode ser mais valorizada e ganhar alguns benefícios, como a inserção do mestre de capoeira no mercado de trabalho e a formação de redes para difundir mais a arte. As políticas de patrimônio imaterial servem para incentivar os governos a assumirem o compromisso de preservar bens culturais, materiais e imateriais.

_____________________________________________________________________________________________

RIO 2016

Moedas comemorativas

rd81sec02img07

As Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, ganharão moedas comemorativas. O Banco Central e a Casa da Moeda já apresentaram os primeiros modelos. Até a data do evento serão lançadas 36 faces e anversos comemorativos. As moedas de circulação comum vão dar destaque para os esportes olímpicos e paraolímpicos. Já a moeda de ouro vai homenagear o Cristo Redentor e a corrida de 100 metros rasos.

 

_____________________________________________________________________________________________

JUBILEU

50 anos do PEC-G 

rd81sec02img08

 

O Brasil comemorou em novembro o jubileu de ouro do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que trouxe para as universidades públicas – federais e estaduais – e particulares estudantes de países em desenvolvimento com idade entre 18 e 23 anos que estejam, preferencialmente, inseridos em programas de desenvolvimento socioeconômico realizados por meio de acordos entre o Brasil e seus países de origem. A principal exigência é que o estudante retorne a seu país de origem após o término da graduação para, assim, contribuir com a área em que obteve formação. Atualmente, o país recebe estudantes de aproximadamente 55 países.


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334