resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

Considerado uma das iniciativas mais impactantes na área federal, junto com o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida entrou, definitivamente, para a agenda das políticas públicas do país. Com nota de aprovação 8,8 entre os beneficiados, este programa social, além de reduzir o déficit habitacional e favorecer as famílias em situação de vulnerabilidade, gera emprego e renda e ajuda a movimentar a economia brasileira.

Essa análise mais aprofundada do programa é um dos atrativos desta nova edição da revista Desafios do Desenvolvimento. Nela, você também terá a oportunidade de decifrar um grande enigma de nossa realidade: se a situação do país é de pleno emprego, como explicar a existência de um grande mercado informal, o número elevado de pessoas subocupadas, os rendimentos médios baixos e a queda na participação das mulheres e dos jovens no mercado de trabalho?

Constatará, também, que a insegurança atingiu patamares incompatíveis com nosso estágio de desenvolvimento. Tornamo-nos um país tão violento que o número de homicídios registrados aqui, em três anos, superou a marca de 60 mil por ano. E o mais grave é que, em razão das falhas nas notificações dos crimes de morte, a realidade é ainda mais dramática do que revelam as estatísticas. Por ano, o Brasil deixa de registrar 8,6 mil assassinatos, o equivalente a quase cem mil homicídios em uma década.

Em entrevista exclusiva, o médico Joan Clos, diretor executivo da ONU-Habitat, órgão das Nações Unidas para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, prega a construção de uma nova “agenda urbana” de integração entre os setores público e privado para o que chama de assentamentos humanos. Ele diz que a nova forma de fazer cidades depende dessa relação, com papéis bem definidos para cada ator.

Em outra matéria, você vai conhecer uma experiência ambiental pioneira que levou o município mineiro de Extrema, na Serra da Mantiqueira, a ganhar em 2012 o prêmio Greenvana Greenbest, da ONU, pelo bom exemplo para o mundo. Graças a um programa que mobiliza os produtores rurais para a preservação da natureza, o rio que corta a cidade ganhou um grande volume de água e hoje abastece 55% da região metropolitana de São Paulo.

E mais: neste ano do cinquentenário do Ipea, relembramos uma figura marcante de nossa história recente – o economista Albert Fishlow, norte-americano que veio ao Brasil acompanhado de um grupo de compatriotas com a missão de preparar um Plano Decenal para o Brasil e que, a partir do final dos anos 1960, contribuiu decisivamente para um crescimento acelerado que ficou conhecido como o “milagre econômico”.

Boa Leitura!

João Cláudio Garcia,
diretor geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334