resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Túnel do tempo do desenvolvimento humano

2013 . Ano 10 . Edição 77 - 07/10/2013

ANÁLISE

Marcos Hecksher

rd77not05img10

De carro, é possível percorrer os 260 km entre Areias (SP) e São Caetano do Sul (SP) em cerca de três horas. Em matéria de bem-estar social, no

rd77not05img09

entanto, uma distância de 19 anos separa os dois pontos. Areias registrou Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,697 em 2010, precisamente o mesmo já atingido em 1991 por São Caetano, que se mantém no topo do ranking nacional desde então. Entre 5.565 municípios brasileiros, Areias ocupa a 2006ª melhor posição no indicador, à frente de 64% das localidades do país.

O mais interessante é que os mesmos 19 anos separam Areias do município com o menor IDHM do Brasil em 2010, Melgaço (PA). Só em 2010 a cidade paraense atingiu o mesmo nível de IDHM que já fora experimentado em 1991 por Areias: exatamente 0,418! Ou seja, na linha do tempo do desenvolvimento, Areias fica bem no meio do túnel entre os extremos do IDHM no país: 19 anos à frente de Melgaço, 19 atrás de São Caetano do Sul.

A tentação de somar as distâncias temporais é grande. Contudo, nada garante que 38 anos exatos levarão Melgaço ao atual IDHM máximo do país. Cabe ao país construir seu futuro. Mas, afinal, o que os municípios podem fazer para acelerar o desenvolvimento humano? Prefeituras que gastam uma fatia maior do Produto Interno Bruto (PIB) municipal apressam ou retardam o processo? Todas as despesas têm efeito similar?

rd77not05img11

Em 2001, com base no IDH das nações, o economista italiano Vito Tanzi – mais conhecido pelo efeito “Olivera-Tanzi”, que ocorria às avessas no Brasil – constatou que, entre os 20 países de maior bem-estar social, a despesa pública em relação ao PIB podia ser mais alta em alguns (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França e Suécia) e mais baixa em outros (Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Canadá e Japão). Alguns deles, como Noruega, Canadá, Suécia, Bélgica, Países Baixos e Finlândia, até reduziram gastos públicos mantendo IDH elevado.

Isso vale para os municípios brasileiros? Há casos notáveis de cidades que deram saltos no IDHM sem recorrer a níveis altos de gasto público, contribuindo ao mesmo tempo para o bem-estar social e a responsabilidade fiscal, uma das bases do pacto que a Presidência da República propôs à Federação em junho. Uma análise do conjunto deve ser feita cuidadosamente, mas vale extrair uma primeira impressão.

Para não comparar situações muito díspares, aparemos as pontas. Ao dividir a amostra de municípios em três grupos de igual tamanho ordenados pelo Produto Interno Bruto (PIB) per capita e também em três grupos ordenados pela proporção do PIB local que corresponde ao gasto municipal com educação entre 2002 e 2010, encontramos 837 municípios que pertencem simultaneamente aos dois conjuntos do meio.

Mesmo dentro desse recorte de municípios medianos, os que mais elevaram seu IDHM entre 2000 e 2010 são, em geral, os que tiveram maior despesa em educação como proporção do PIB. Entretanto, se guardam alguma relação entre avanço no IDHM e despesa municipal total, ela não parece ser positiva. É claro que é preciso ir bem além desse exercício impressionista para obter conclusões precisas, mas ele sugere hipóteses que merecem ser estudadas

___________________________________________________________________________________
Marcos Hecksher é assessor especializado do Ipea

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334