resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea

2012 . Ano 9 . Edição 75 - 28/12/2012

Educação
Texto do Ipea pauta redação do Enem

Um dos textos que embasaram o tema da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi retirado do Portal Ipea. Trata-se do Trilha da costura: flexibilidade laboral ou escravidão, de autoria de Rafael de La Torre Oliveira, psicólogo graduado pela Universidade Cruzeiro do Sul e especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo.

O texto é um dos artigos selecionados para a Conferência do Desenvolvimento (Code/ Ipea), ocorrida em novembro de 2011, em Brasília. Ele aborda a situação dos imigrantes bolivianos, mais de 3 milhões no mundo.

A redação do Enem, feita por 4,17 milhões de estudantes, teve como tema o movimento migratório para o Brasil no século XXI.


___________________________________________________________________________________

Economia
Classe média da América Latina cresce 50%

A América Latina e o Caribe registraram, na última década, um salto de 50% no número de pessoas que integram a classe média – de 103 milhões em 2003 para 152 milhões em 2009. Os dados estão no relatório Mobilidade Econômica e a Ascensão da Classe Média Latino-Americana, do Banco Mundial, divulgado na sede do Ipea, em Brasília.

Durante décadas, a redução da pobreza e o crescimento da classe média na América Latina e no Caribe (ALC) avançaram em ritmo lento por causa do baixo crescimento econômico e da persistente desigualdade social. Nos últimos dez anos, no entanto, a renda apresentou uma significativa melhora na região devido a mudanças nas políticas governamentais que enfatizaram a criação de programas sociais e a estabilidade econômica.

O resultado foi que o segmento representa 30% da população da região em 2009. Entre os países com melhor desempenho estão o Brasil, que compreendeu cerca de 40% do crescimento de classe média na América Latina; a Colômbia, onde 54% das pessoas melhoraram sua situação econômica no período de 1992 a 2008; e o México, que viu 17% da sua população ingressar na classe média entre 2000 e 2010. Hoje, a classe média e os pobres respondem por parcelas quase iguais da população da região, segundo o relatório.

O lançamento do estudo foi realizado simultaneamente em Brasília, Bogotá (Colômbia) e Washington (Estados Unidos).


___________________________________________________________________________________

Desenvolvimento
Ipea e ABDI lançam Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalhos

O Ipea e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram a Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalho, que vai unir instituições de pesquisa, governo e setor privado na qualificação de recursos humanos para suprir as demandas de mão de obra especializada. Trata-se de um grupo para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados no Brasil.

O grupo promoverá um intercâmbio técnico-científico entre os envolvidos, além de produzir dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego.

A rede será coordenada pelo Ipea e pela ABDI – vinculados à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, respectivamente –, e terá participação inicial dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

___________________________________________________________________________________

Meio ambiente
Relatório analisa efeito estufa

O Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realizou o pré-lançamento do Relatório sobre as Emis sõe s Excedentes de Gases de Efeito Estufa em diferentes países. No Brasil, a apresentação foi feita na sede do Ipea, em Brasília. O estudo do PNUMA mostra diferentes cenários de padrões de emissão futuros e analisa as disparidades entre os compromissos assumidos por governos para reduzir as emissões e o que seria necessários para manter o aumento global da temperatura abaixo dos 2ºC até 2020.

Os autores de um dos capítulos do relatórios, os técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea, Jorge Hargrave e Ronaldo Seroa da Motta, apresentam medidas que os países podem implementar para alcançar os níveis desejados de emissões. O documento também analisa a experiência brasileira de combate ao desmatamento, indicando que ela pode servir de exemplo em outras partes do mundo.

Segundo Hargrave, somente dois países conseguiram obter sucesso na redução do desmatamento: Costa Rica e Brasil, que reduziu 75% do desmatamento na Floresta Amazônica desde 2004.

Atualmente, são emitidas por ano na atmosfera terrestre 49 gigatoneladas de gases que provocam o efeito estufa. A meta do PNUMA é que, até 2020, essas emissões sejam reduzidas para 44 gigatoneladas. Porém, a estimativa é de que, se medidas eficazes não forem adotadas, essas emissões cheguem a 52 gigatons por ano.

O relatório está disponível no endereço www.ipea.gov.br

___________________________________________________________________________________

Trânsito
Lei da Cadeirinha reduz acidentes

O número de mortes de crianças com até dez anos em acidentes de trânsito diminuiu 23%, de acordo com avaliação elaborada pelo Ipea a partir de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

A pesquisa do Instituto relacionou os dados do SIM de 2009, 2010 e 2011. Entre setembro de 2009 e agosto de 2010, o número de mortes foi 296. De setembro de 2010 a agosto de 2011, caiu para 227.

Nos quatro anos antes de a Lei da Cadeirinha entrar em vigor, em setembro de 2010, o número de mortes de crianças em acidentes de trânsito crescia gradualmente. Entre setembro de 2005 e agosto de 2006, o total era 238. Três anos depois, chegou a 296.

De acordo com a avaliação, as principais vítimas são crianças com até dois anos.

A Lei da Cadeirinha obriga o uso desse dispositivo em automóveis. Bebês de até 12 meses devem ser transportados no bebê-conforto. Entre um e quatro anos, crianças devem viajar em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio, o ideal é que usem assento elevatório. Crianças com idade superior a sete anos e meio devem usar cinto de segurança do veículo.

___________________________________________________________________________________

Produtividade
Tendências do mercado de trabalho

Foi realizado na sede do Ipea, em Brasília, o seminário Formação e Mercado de Trabalho, em que se discutiram temas como qualificação profissional, tendências do mercado e indicadores de produtividade.

O debate faz parte do lançamento da rede de pesquisa sobre o tema, do qual participam o Ipea, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério da Educação (MEC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O técnico do Ipea Divonzir Gusso enfatizou as variações regionais na dinâmica do emprego e os novos modos de crescimento do setor terciário. Segundo ele, efeitos combinados de expansão do agronegócio, de desconcentração de investimentos e do crescimento industrial, somados às novas frentes de expansão do turismo e à nova configuração do mercado nacional determinaram variações importantes nos ritmos de crescimento do emprego fora dos eixos metropolitanos tradicionais.

O seminário abordou ainda temas como qualificação profissional e competências cognitivas no mercado de trabalho brasileiro, bem como o comportamento da demanda e oferta por profissões de nível superior no país.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334