resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Clima - Responsabilidade de todos

2010 . Ano 7 . Edição 61 - 13/08/2010

Brasil cria Política Nacional de Mudanças Climáticas e assume metas quantitativas de redução de emissão de gases de efeito estufa

Cora Dias - de Brasília

É cada vez maior a responsabilidade de países em desenvolvimento, como Índia e China, na redução de gases de efeito estufa (GEE). Embora não façam parte dos países que têm metas obrigatórias de mitigar o aquecimento global, se esses países mantiverem seus níveis de crescimento econômicos atuais, sua contribuição para a mudança climática, em termos de quantidade de GEE acumulados na atmosfera, será equivalente à dos países desenvolvidos em poucos anos. O Brasil assumiu essa responsabilidade, ao aprovar a Lei 12.187/2009, que trata da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

O princípio estabelecido pela Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês), "responsabilidade comum, porém diferenciada", reflete o reconhecimento de que a preocupação com o aquecimento global é de todos, mesmo que em proporções diferentes. "Para termos consequências menos drásticas no futuro, o esforço não pode ser apenas dos países desenvolvidos. A mitigação por parte dos países em desenvolvimento é urgente, e não deve ser feita apenas por Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (instrumento de flexibilização, previsto no Protocolo de Quioto, no qual países desenvolvidos podem comprar créditos de carbono a partir de projetos de redução de emissão em outros países)", afirmou Thaís Juvenal, diretora do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), durante o seminário "As Negociações Internacionais e as Ações Brasileiras", promovido pelo Ipea, no final de abril.

Para que as emissões de GEE em países em desenvolvimento não sigam o padrão histórico de emissões dos países desenvolvidos, discute-se, no âmbito da UNFCC, a regulamentação de Ações Nacionalmente Apropriadas de Mitigação (Namas, na sigla em inglês) e do mecanismo de Redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD). Com as Namas, os países da Convenção podem estabelecer ações que visem à redução de emissões e a forma como essas ações podem ser mensuradas, reportadas e verificadas. As ações e metas das Namas serão realizadas de forma voluntária, sem que haja uma obrigatoriedade prévia de realizá-las.

Por possuir uma matriz energética diferenciada, com alta produção de eletricidade por hidrelétricas e grande produção de biocombustíveis, o Brasil apresenta um perfil de emissões diferente do encontrado nos países desenvolvidos, em que a queima de combustíveis fósseis representam a maior parte das emissões.

Atualmente, o país contribui para a redução do aquecimento global por meio do mercado de carbono e da implantação de projetos de MDL. Segundo José Miguez, coordenador geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério de Ciência e Tecnologia, que também falou sobre o tema durante o seminário, realizado pelo Ipea, o Brasil é responsável por 7% dos projetos de MDL existentes hoje no mundo. "O país possui 445 projetos, que equivalem a 380 milhões de toneladas de créditos de carbono, o que rende ao país 480 milhões de euros por ano", afirmou Miguez. Para o técnico do Ipea, Gustavo Luedemann, o MDL é uma grande oportunidade para o país e as empresas brasileiras devem ser incentivadas a implantar projetos desse mecanismo. "Os projetos brasileiros de MDL já possuem muita credibilidade junto à ONU (Organização das Nações Unidas). Essa é uma oportunidade para o país modernizar seu parque industrial", explicou Luedemann. De acordo com o técnico em planejamento e pesquisa do Ipea, Ronaldo Seroa da Motta, o sucesso da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas e do mercado de carbono brasileiro dependerão da articulação entre os planos setoriais e a gestão dos incentivos econômicos que vão exigir uma estrutura de governança transparente, tecnicamente ágil e autônoma. Seroa propõe, inclusive, a criação de uma agência reguladora, com uma estrutura de autarquia autônoma, como é o caso da Anatel e Aneel, que regulam, respectivamente, os setores de telecomunicações e energia do país. "Com corpo técnico capacitado e transparência nas decisões, a agência terá maior liberdade para tomadas de decisões, independente da mudança de governos", explica Seroa.

O Comunicado do Ipea número 45, "Perspectivas sobre as negociações de mudança climáticas e seus impactos na política brasileira", lançado também em abril, mostra que é menos oneroso para o país reduzir as emissões em suas atividades emissoras, em especial o desmatamento, do que naquelas em que já há eficiência. O documento destaca que ações nacionais concentradas no controle do desmatamento podem oferecer ao país uma significativa vantagem comparativa, pois a redução do desmatamento é, sem dúvida, menos restritiva ao crescimento econômico do que restrições ao consumo de energia e a processos industriais, as quais alguns países emergentes temem adotar neste momento.

Segundo Thaís Juvenal, a partir da Conferência de Copenhague, Dinamarca, realizada em dezembro 2009, o Brasil estabeleceu cinco segmentos em que atuará para diminuir a emissão de GEE: redução do desmatamento da Amazônia e também do Cerrado; investimento em energia limpa, como os biocombustíveis; substituição da produção de carvão original de desmatamento por carvão de florestas plantadas, e a utilização do plantio indireto na agricultura. Com isso, espera-se que o país reduza entre 36,1% e 38,9% da sua emissão de gases de efeito estufa até 2020 (ver tabela).

Para que esses setores atinjam as metas estabelecidas pela Política Nacional de Mudança Climática, o governo criará o Fundo Clima, que terá o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financeiro e o MMA, como coordenador. "Para este ano, não há previsão para ações de financiamento, ainda é preciso estruturar o Fundo Clima", explicou Thaís.

Durante os meses de maio e junho, haverá discussões entre governo e atores de interesse, inclusive do setor privado, para refletir sobre marco regulatório e instrumentos de mitigação. Em novembro de 2010 deve ser lançado um inventário das emissões de GEE do Brasil, com dados atualizados.

COPENHAGUE A 13ª Conferência das Partes da UNFCC, conhecida como COP-13 e realizada em dezembro de 2007, em Bali, na Indonésia, teria o mandato para estabelecer as metas dos países industrializados no período pós-2012, ano de término do Protocolo de Quioto.

Segundo o Comunicado do Ipea n° 45, a conferência teve dificuldades para encontrar consensos em vários temas e a saída política encontrada foi a assinatura de um documento que estabelecia o "Mapa do Caminho de Bali", com a definição dos temas que teriam de ser discutidos e para os quais teria que haver um consenso até a COP-15, em Copenhague.

Em Bali, foram estabelecidas as propostas de criação das Namas e do mecanismo de REDD. A COP-15 tinha a previsão de marcar a conclusão de um processo de negociação de dois anos que se seguiu a Bali. No entanto, não foi possível alcançar um acordo legalmente vinculante de expressão na Conferência de Conpenhague.

A solução veio informalmente: chefes de estado e ministros de cerca de 30 países, entre os quais as maiores economias do mundo, líderes dos principais blocos negociadores e o Brasil, se reuniram durante o "segmento de alto nível" da Conferência e elaboraram um difícil acordo político que ficou conhecido como o Acordo de Copenhague. O texto propõe que os países que o assinam reconheçam a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para estabilizar o clima, com um aumento de temperatura de 2° C neste século. Além disso, o acordo afirma que as nações ricas se comprometem a direcionar US$ 30 bilhões nos próximos três anos para ajudar nações pobres a lidar com as alterações climáticas.

Embora tenha sido aceito oficialmente pela ONU, o acordo não teve aprovação unânime. Países como a ilha de Tuvalu, que fica na Polinésia, por exemplo, foi contra o acordo por acreditar que, se o clima aumentar em 2° C até o final do século, a ilha não existirá mais. Além de Tuvalu, Bolívia, Venezuela, Cuba, Costa Rica e Nicarágua também criticaram o acordo.

O CAMINHO DE BALI A ONU nomeou, em maio, a diplomata costarriquenha Christiana Figueres, para dirigir o Secretariado de Mudança Climática da entidade, e promover avanços nas conversas internacionais para conter as emissões de GEE do mundo.

Figueres, de 53 anos, substituirá o holandês Yvo de Boer como chefe do secretariado da ONU a partir de 1º de julho. A diplomata costarriquenha será responsável pelos compromissos firmados após 2012, quando termina o Protocolo de Quioto.

A 16ª Conferência das Partes (COP 16) será realizada em Cancun, no México, em novembro de 2010. Com o fracasso de Copenhague, a expectativa para a COP 16 é baixa. Espera-se, pelo menos, avançar em alguns pontos do "Mapa do Caminho de Bali", durante os dez dias de negociação.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334