resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2012 . Ano 9 . Edição 73 - 28/08/2012

Perspectivas para a saúde em 2030

rd73sec04img01

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com participação do Ipea e cooperação técnica da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, publicou o livro Saúde no Brasil em 2030 – Diretrizes para prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro. O trabalho traz textos de trinta especialistas analisando cenários para a saúde nas próximas duas décadas. Nesse período está previsto um aumento significativo da população idosa: mais de 40 milhões de brasileiros terão idade superior a 60 anos.

O livro aborda a necessidade de se redesenhar o atual modelo assistencial em saúde, diante de possíveis desafios, tais como o aumento da obesidade, o surgimento de diferentes tipos de câncer e o agravamento de doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e neuropsiquiátricas. Ao mesmo tempo, traz exemplos de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS), como a redução da mortalidade infantil, da desnutrição em crianças e dos óbitos por doenças infecciosas e parasitárias, além da diminuição da ocorrência de enfermidades que podem ser prevenidas por vacinas.

Os pesquisadores apresentam estudo detalhado das conquistas e limitações envolvendo a indústria nacional de fármacos e medicamentos, de equipamentos e materiais médico-hospitalares e odontológicos, bem como novidades tecnológicas. Outro aspecto tratado é a importância econômica do setor de saúde, correspondente a 8,8% do PIB e empregando cinco milhões de pessoas.

A obra está disponível em versão impressa e no site http://www.fiocruz.br. Ela se divide em seis partes: Desenvolvimento, Estado e Políticas de Saúde; População e Perfil Sanitário; Organização e Gestão do Sistema de Saúde; Força de Trabalho em Saúde; Estrutura do Financiamento e do Gasto Setorial e Desenvolvimento Produtivo e Complexo de Saúde.

___________________________________________________________________________________


Políticas Sociais no Mato Grosso

rd73sec04img02

Com objetivo de qualificar políticas públicas e entender o atual quadro social brasileiro, a Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea elaborou a série Situação social nos estados. Sua última edição analisa o Mato Grosso. Já foram lançados diagnósticos de 23 Unidades da Federação, em todas as regiões do país.

De acordo com a apresentação, a coleção visa “produzir e disseminar conhecimento a fim de melhorar as políticas públicas tanto no aspecto nacional como também nas esferas mais descentralizadas do país”. Foram utilizadas várias bases de dados para compor os paineis, entre elas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE).

A publicação, disponível no endereço www.ipea.gov.br, examina políticas sociais nas áreas de demografia, previdência social, pobreza e desigualdade, saúde, seguridade, trabalho e renda, educação, saneamento e habitação, cultura e desenvolvimento agrário. O período analisado compreende os anos de 2001 a 2009.

 

___________________________________________________________________________________

Emergência da China e oportunidades para o Brasil

rd73sec04img03A complementaridade entre as economias do Brasil e da China é cada vez maior. O crescimento, que em três décadas transformou o país na segunda potência econômica mundial e o projetou em nível global. O Brasil, membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), é também um importante ator nesse processo Em 2009, o país asiático se tornou o principal parceiro comercial brasileiro e, em 2012, seu maior investidor. Para entender a crescente importância das relações sino - brasileiras e o novo significado dessa parceria estratégica bilateral, o Ipea lançou o livro China na nova configuração gobal: impactos políticos e econômicos. Como afirma Marcio Pochmann na introdução, o livro “busca identificar e analisar o papel destacado que esse país exerce na nova ordem internacional do século XXI, bem como os possíveis impactos dessa nova dinâmica para diversos países e regiões, especialmente para o Brasil”.

A obra, organizada por Rodrigo Pimentel Ferreira Leão, Eduardo Costa Pinto e Luciana Acioly, contém uma série de monografias que trata de diversos aspectos da China, de sua política externa e de suas relações com o Brasil. A obra pode ser acessada em www.ipea.gov.br

___________________________________________________________________________________

 

rd73sec04img04

Empresas investem no exterior

As transformações ocorridas nos fluxos mundiais de investimento externo direto (IDE) têm lançado novos atores no cenário internacional que procuram conquistar mercados, tecnologias e recursos naturais. Essa foi uma das principais conclusões do Comunicado nº 150 – Internacionalização de empresas: experiências internacionais selecionadas, elaborado pelo Ipea.

Desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), o estudo tem como objetivo mostrar estratégias seguidas pelas empresas em seu processo de investir no exterior, com destaque às políticas públicas de apoio à internacionalização na África do Sul, China, Coreia do Sul, Espanha, Malásia e Rússia.

A pesquisa mostra que as empresas dos países em desenvolvimento estão cada vez mais agressivas em seus investimentos externos. O IDE desses países correspondeu a cerca de 30% do total mundial em 2010. Em 1990, o mesmo número ficava em torno de 5%.

Segundo o Comunicado, o fluxo médio anual de IDE oriundo dos países em desenvolvimento somou, nos anos 1980, cerca de US$ 6 bilhões, e chegou, na primeira década do milênio, a US$ 165,6 bilhões.

Pelos dados da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), a Ásia, liderada pela China, é a região mais dinâmica do mundo. Seus investimentos têm crescido aceleradamente, correspondendo a 70% dos fluxos de IDE entre os países em desenvolvimento ao longo da última década. A América Latina corresponde a 29% e a África a 1,6%.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334