resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A Praça é do povo, como o céu é do condor1

2012 . Ano 9 . Edição 71 - 08/05/2012

Cid Blanco Jr.

rd71art01img02


Inspirado pelas várias visitas nas periferias das cidades brasileiras durante seus oito anos de governo, o ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva solicitou para sua equipe o desenvolvimento de um programa que levasse para os setores carentes equipamentos públicos de qualidade. Isso garantiria o acesso da população mais pobre não apenas a serviços básicos, mas também a espaços de cultura, esporte e lazer.

Anunciada em março de 2010, no lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento PAC), a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) – inicialmente Praça do PAC – foi um projeto desenvolvido em parceria por vários Ministérios: Cultura, Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República. Posteriormente, quando do momento da seleção de propostas, essa coordenação passou para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desde janeiro último, o comando está a cargo do Ministério da Cultura (MinC), por definição da Presidenta Dilma Roussef.

Cada um dos ministérios envolvidos definiu um programa, composto de diversos equipamentos públicos a serem implantados num mesmo local, criando um espaço (praça), que agrega diversos serviços essenciais. Estes serão construído em áreas de alta vulnerabilidade das cidades brasileiras.

O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo local programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. O objetivo é promover a cidadania, o direito à cidade e a ampliação do acesso a serviços públicos nos territórios onde serão implantadas.

Sua concepção, objetivos e projetos arquitetônicos foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial. O trabalho resultou num projeto de referência que culminou na seleção das primeiras 401 praças, de um total de 800. O projeto da Praça prevê três modelos (700m², 3.000m² e 7.000m²) e um programa básico, com salas de aula, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra e equipamentos de esportes, entre outros2. Projetos de arquitetura e engenharia de cada um dos modelos de Praça foram disponibilizados, podendo ser adotados ou não pelos proponentes, cujo compromisso é manter o programa definido para cada modelo.

A construção das Praças e seus equipamentos transformarão territórios antes desprovidos de espaços públicos e alternativas de lazer em novos pontos de encontro e de disseminação de expressões de cultura popular. Serão também centros de oportunidades, por meio de cursos e oficinas de formação e capacitação, permitindo novas alternativas de emprego e renda para a comunidade.

As Praças, uma vez concluídas, serão equipamentos públicos sob responsabilidade dos proponentes. Sua manutenção e gestão, bem como os recursos financeiros estarão a cargo de prefeituras, governos estaduais ou governo distrital.

Esse é com certeza o maior desafio do MinC em relação às Praças. Trabalhar o tema da gestão compartilhada, na qual o poder público e comunidades poderão juntos administrar esses novos espaços, é de extrema importância. Realizar a mobilização social, identificando as lideranças e envolvendo a comunidade para se apropriar desse novo equipamento, bem como, capacitar estados e municípios a trabalhar de forma matricial e compartilhada em parceria com a comunidade, os ministérios envolvidos e a iniciativa privada, são alguns dos temas que serão tratados pelo MinC no decorrer dos meses de construção das primeiras 401 Praças.

Seminários regionais e um curso à distância estão sendo elaborados para atender os gestores públicos, em parceria com os demais ministérios envolvidos e instituições especializadas no tema da gestão.

O sucesso das PECs não está apenas no seu objetivo ou na sua proposta, mas sim na capacidade que os gestores públicos terão em gerenciá-las de forma compartilhada e matricial e na capacidade do MinC e demais ministérios envolvidos em ajudá-los nesse desafio de melhorar a qualidade de vida dos moradores das periferias das cidades brasileiras.

___________________________________________________________________________________
Cid Blanco Jr é arquiteto e urbanista, é Diretor de Infraestrutura Cultural da Secretaria Executiva do MinC e responsável pela implementação do projeto Praça dos Esportes e da Cultura – PEC.

1. Castro Alves (1847-1871)

2. Mais detalhes sobre cada um dos modelos de Praça: http://www.pracas.cultura.gov.br.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334