resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2011 . Ano 8 . Edição 70 - 29/12/2011

imagem


Radar Tecnologia, Produção e Comércio Exterior nº 15, agosto de 2011

O mundo presencia a emergência de um novo paradigma técnico-econômico, em virtude da proliferação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na produção e no consumo. Em outubro de 2010, o Ipea lançou a edição nº 10 especial de telecomunicações do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior. Com esta edição, cujo foco é economia da informação, o Instituto complementa e amplia o escopo de estudos daquela área. Enquanto a edição nº 10 teve foco na indústria, a atual tem ênfase nos serviços, incluindo estudos que são fruto de uma parceria entre o órgão e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

___________________________________________________________________________________

imagemPesquisa e Planejamento Econômico (volume 41, número 2), agosto de 2011
A Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) é uma publicação quadrimestral. Apresenta análises técnicas e empíricas sobre problemas econômicos elaboradas por pesquisadores do Ipea e de outras instituições. A PPE é editada nos meses de abril, agosto e dezembro. Teve início em 1971, sob o título Pesquisa e Planejamento.

O volume 41 é uma edição especial da PPE em comemoração aos 40 anos da publicação. Com sete artigos, essa edição trata, entre outros assuntos, dos impactos macroeconômicos da cobrança para o uso da infraestrutura no Brasil, da qualidade da creche no desenvolvimento infantil e da política de desenvolvimento produtivo da economia brasileira.

___________________________________________________________________________________

imagem

 
Novas modalidades de ouvidoria pública no Brasil
A coletânea traz vários textos sobre os aspectos conceituais da ouvidoria pública, abordando a diversidade e a complexidade do desenho institucional das ouvidorias no Brasil. Elas integram, em sua maioria, instâncias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e de entidades de fiscalização profissional. O livro apresenta também um estudo sobre o Procon que, apesar de não se tratar de uma ouvidoria, guarda importantes afinidades com elas, já que funciona como um verdadeiro ombudsman do consumidor.
Antonio Semeraro Rito Cardoso e Rubens Pinto Lyra (organizadores). Editora UFPB.

___________________________________________________________________________________

imagem

Radar Tecnologia , Produção e Comércio Exterior nº 16, novembro de 2011
Essa edição do boletim Radar reúne sete artigos que analisam aspectos das políticas de inovação adotadas no País. Uma das metas do Plano Brasil Maior – fixada em conjunto com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2011-2014 (ENCTI) – prevê a elevação do dispêndio empresarial em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil de um valor estimado de 0,59% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2010, para 0,90%, em 2014. A fixação de metas como estas não diverge das práticas que têm sido adotadas, por exemplo, em países da União Europeia que, em linha com a Agenda de Lisboa, estabeleceram metas de gastos em P&D em relação ao PIB.

___________________________________________________________________________________

imagem

 
Comunicado do Ipea nº 90, maio de 2011
O texto dedica-se à análise das condições de vida e de trabalho de uma importante parcela das mulheres brasileiras ocupadas: as trabalhadoras domésticas. Apesar de constituir uma realidade para muitas desde a época colonial, o trabalho doméstico remunerado somente foi reconhecido como profissão em 1972. De acordo com a legislação, o trabalho doméstico passa a ser definido como aquele “realizado por pessoa maior de 16 anos que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não-lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas”. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída em 1943, ignorou a existência desta ocupação profissional que, já naquele momento, empregava um grande contingente de brasileiras, responsáveis pelas tarefas de cuidados com casas e famílias de seus/suas patrões/patroas.

___________________________________________________________________________________

Comunicado do Ipea nº 118, outubro de 2011
O objetivo deste Comunicado é analisar os programas, ações e instrumentos atuais do Estado brasileiro sobre política habitacional para as classes de menor renda – ou habitação de interesse social (HIS) – bem como o papel da produção social da moradia. A habitação de interesse social define uma série de soluções de moradia voltada à população de baixa renda. A composição de agentes, recursos e as formas de gestão podem variar, fica clara, no entanto, a necessidade de algum tipo de subsídio financeiro, técnico ou organizacional, visto que este conceito se contrapõe ao de habitação de mercado, o qual se relaciona ao circuito da produção e das formas de investimentos.

___________________________________________________________________________________

Retrato das desigualdades de gênero e raça (4ª edição)
O Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça é uma publicação lançada periodicamente e que traz um amplo banco de dados com informações que permitem visualizar as desigualdades de gênero e raça na sociedade brasileira. O estudo foca os mais diferentes espaços da sociedade (educação, mercado de trabalho, acesso a bens e serviços etc.). Destaca a situação a que mulheres negras, vítimas do racismo e do sexismo, estão submetidas, possuindo os piores indicadores em praticamente todas as áreas analisadas.

A 4ª edição do estudo é fruto de uma parceria estabelecida entre o Ipea, a ONU Mulheres, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334